Metade da população da Bahia vive na Região Semiárida

Dados estatísticos sobre população da Bahia divulgados pelas SEl, em abril de 2022.
Dados estatísticos sobre população da Bahia divulgados pelas SEl, em abril de 2022.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, lança nesta terça-feira (03/05/2022) um compêndio de dados econômicos e sociais do Semiárido Baiano.

Dentre os estados brasileiros, a Bahia detém a maior quantidade de municípios na Região Semiárida. Dos 417 municípios baianos, 283 pertencem à região, representando 85,2% de todo o território da Bahia.  A população do estado residente no semiárido, em 2021, era de 7,6 milhões de pessoas.

Concentrando uma elevada parcela da população e pouco mais de 4/5 do território do estado, o Semiárido baiano apresentava indicadores socioeconômicos aquém dos verificados para a média do estado. Em 2019, o PIB do semiárido baiano equivalia a R$ 107,7 bilhões, o que representava 36,7% do PIB estadual. E o PIB per capita de R$ 14.228, era menos da metade do PIB per capita do estado.

Semiárido brasileiro

Em 1989, a Lei 7.827 delimitou o Semiárido brasileiro, porém, em 2021 a Resolução Condel / Sudene nº 150 de 13/12/2021 alterou sua composição oficial, que inclui os municípios baianos componentes deste espaço que historicamente sofre com dificuldades de chuvas, acesso à água e questões ligadas ao solo, afetando diretamente a manutenção da vida cotidiana.

Nessa nova conformação, o Semiárido passou a abranger 11 estados brasileiros entre as regiões Nordeste e Sudeste. Além de todos os 9 estados nordestinos, o norte de Minas Gerais e o noroeste do Espírito Santo também fazem parte do Semiárido.

Foram acrescentados à região semiárida 165 novos municípios, sendo os estados do Maranhão e Minas Gerais àqueles que mais receberam novos municípios. Ao todo são 1.427 municípios, abrangendo 31,2 milhões de habitantes. A região abrange 14,6% da população brasileira. Quando considerado exclusivamente a população nordestina, o Semiárido concentrava 47,9% da população total dessa região.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141304 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.