Metade da população da Bahia vive na Região Semiárida

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Dados estatísticos sobre população da Bahia divulgados pelas SEl, em abril de 2022.
Dados estatísticos sobre população da Bahia divulgados pelas SEl, em abril de 2022.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, lança nesta terça-feira (03/05/2022) um compêndio de dados econômicos e sociais do Semiárido Baiano.

Dentre os estados brasileiros, a Bahia detém a maior quantidade de municípios na Região Semiárida. Dos 417 municípios baianos, 283 pertencem à região, representando 85,2% de todo o território da Bahia.  A população do estado residente no semiárido, em 2021, era de 7,6 milhões de pessoas.

Concentrando uma elevada parcela da população e pouco mais de 4/5 do território do estado, o Semiárido baiano apresentava indicadores socioeconômicos aquém dos verificados para a média do estado. Em 2019, o PIB do semiárido baiano equivalia a R$ 107,7 bilhões, o que representava 36,7% do PIB estadual. E o PIB per capita de R$ 14.228, era menos da metade do PIB per capita do estado.

Semiárido brasileiro

Em 1989, a Lei 7.827 delimitou o Semiárido brasileiro, porém, em 2021 a Resolução Condel / Sudene nº 150 de 13/12/2021 alterou sua composição oficial, que inclui os municípios baianos componentes deste espaço que historicamente sofre com dificuldades de chuvas, acesso à água e questões ligadas ao solo, afetando diretamente a manutenção da vida cotidiana.

Nessa nova conformação, o Semiárido passou a abranger 11 estados brasileiros entre as regiões Nordeste e Sudeste. Além de todos os 9 estados nordestinos, o norte de Minas Gerais e o noroeste do Espírito Santo também fazem parte do Semiárido.

Foram acrescentados à região semiárida 165 novos municípios, sendo os estados do Maranhão e Minas Gerais àqueles que mais receberam novos municípios. Ao todo são 1.427 municípios, abrangendo 31,2 milhões de habitantes. A região abrange 14,6% da população brasileira. Quando considerado exclusivamente a população nordestina, o Semiárido concentrava 47,9% da população total dessa região.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.