Memória do PJBA: Vídeo destaca relíquias existentes no Fórum Ruy Barbosa

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Busto do jurista Ruy Barbosa, no Fórum de Salvador.
Busto do jurista Ruy Barbosa, no Fórum de Salvador.

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Comissão Permanente de Memória, lança um vídeo retomando o legado histórico do Fórum Ruy Barbosa e suas relíquias, durante a Semana da Memória do Poder Judiciário. Erguido em 1949, no Campo da Pólvora, no bairro de Nazaré, em Salvador, o Fórum Ruy Barbosa faz homenagem ao célebre advogado, jurista, político, jornalista e diplomata baiano Ruy Barbosa de Oliveira.

No átrio do Fórum, o visitante se depara com uma escultura de Ruy Barbosa, projetada por Mário Cravo Jr, e adentrando o edifício, uma solene cripta, produto do escultor Ismael de Barros, onde descansam os restos do jurista e sua esposa, Maria Augusta.

O Memorial Gérson Pereira, que reside no andar térreo do Fórum, é um projeto da gestão da primeira mulher Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Silvia Carneiro Zarif. Os objetos exibidos no espaço contam a rica história do Poder Judiciário na Bahia, desde as fotos das oito sedes do Tribunal aos retratos das mulheres pioneiras, uma das quais é Mary de Aguiar Silva – a primeira Juíza negra a entrar para os quadros da magistratura em 1962. No espaço, é possível visitar um antigo salão do Tribunal do Júri, que foi preservado com os móveis da época, incluindo uma urna de bronze e um sino.

A desembargadora Regina Helena, Presidente da Comissão, rememora detalhes importantes sobre o acervo do Fórum e a história do Tribunal baiano.

“História não é algo que fica no passado, nem na lembrança. História é como a alma. A alma está ali inteira, viva, retumbante, exigindo que a humanidade olhe para trás para se fortalecer para o futuro”, ressalta a Magistrada.

O Memorial Gérson Pereira está aberto ao público e oferece visitas guiadas, de terça à sexta-feira, de 9h às 16h. A entrada é franca e recomenda-se o uso de máscara. Para adentrar o Fórum, é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19. Nas instalações, são vedados trajes como bermuda, short e boné.

Semana da Memória – Em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio, o PJBA está com uma programação de notícias multimídia que visa aproximar a população da história e do rico legado do Tribunal baiano. A data objetiva conferir maior visibilidade à Memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico.

O projeto faz parte da Semana da Memória, proposta pelo Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e instituída pela Resolução CNJ n. 316/2020, que celebra o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário desde o Brasil Colônia para as gerações presentes e futuras.

Este ano, o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário será sediado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em modalidade presencial, entre os dias 10 e 13 de maio, em Recife (PE). O tema do evento é “História, Memória e Patrimônios”. O encontro culmina com a entrega do Prêmio CNJ de Memória.

Confira o vídeo

A Semana da Memória do PJBA confere maior visibilidade ao resgate, preservação, valorização e divulgação da Memória da Justiça brasileira.
A Semana da Memória do PJBA confere maior visibilidade ao resgate, preservação, valorização e divulgação da Memória da Justiça brasileira.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121819 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.