Livro ‘A Era da Intolerância’, de Thales Guaracy, aborda a liberdade como ferramenta de combate ao radicalismo

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cientista social e jornalista Thales Guaracy analisa fanatismos e aponta caminhos para a solução dos dilemas do mundo moderno em novo livro.
Cientista social e jornalista Thales Guaracy analisa fanatismos e aponta caminhos para a solução dos dilemas do mundo moderno em novo livro.

Radicalismo político, xenofobia e rivalidades nacionais que resultam em conflitos bélicos. Dramas sociais que pareciam superados há muito tempo voltaram a pautar noticiários e rodas de conversa. Impulsionados pelo desenvolvimento da tecnologia e a popularização das redes sociais, fenômenos supostamente arcaicos avançam pelo mundo todo.

Para analisar as origens destas novas divisões sociais e contribuir com a indicação de possíveis caminhos para a resolução destes dilemas modernos, Thales Guaracy, cientista político e jornalista vencedor do prêmio Esso de Jornalismo Político, lança o livro A Era da Intolerância pela Matrix Editora.

Para o autor, a cultura dos discursos antagônicos, marcada pelo eterno cabo de guerra do “nós versus eles”, ganhou novo fôlego a partir do atentado às Torres Gêmeas, em 2001, e se mostrou completamente enraizada durante a pandemia iniciada em 2020.

Guaracy elenca acontecimentos econômicos, políticos, sociais e a revolução tecnológica como fio condutor para construir sua narrativa. Segundo ele, as últimas duas décadas registraram uma crescente de incertezas e conflitos que definem o início do século XXI.

O livro formado por 16 capítulos reforça como a liberdade, que fortaleceu a democracia no mundo pós-guerra fria e resultou em transformações positivas na economia e nos costumes, também impulsionou o desemprego em massa e a exclusão social. O retorno dos governos autoritários, o fortalecimento das ameaças à democracia e a definição dos limites da liberdade são alguns dos temas apresentados ao leitor de maneira profunda e didática.

A Era da Intolerância é uma leitura indicado para quem deseja entender como a sociedade chegou a esse momento tão dividida: opiniões se transformaram em armamento e oposições ganharam ares de conflitos irremediáveis. Além de se aprofundar nas origens da intolerância, o autor aponta soluções e desenha o caminho para a construção de relações pautadas pelo respeito à liberdade.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121775 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.