Feira de Santana: Representantes da sociedade civil, Governo Colbert Martins e MP iniciam agenda da campanha 2022 de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Em Feira de Santana, reunião na sede do MPBA deu início à agenda 2022 da campanha ‘Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’.
Em Feira de Santana, reunião na sede do MPBA deu início à agenda 2022 da campanha ‘Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’.

Estiveram reunidos nesta segunda-feira (02/05/2022) na sede do Ministério Público da Bahia (MPBA), em Feira de Santana, os representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Loja Maçônica Cavaleiros de York, Conselho Tutelar, Governo Colbert Martins e do próprio MP, além de outras entidades e órgãos de Estado, em agenda de debate sobre a programação 2022 da campanha ‘Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’. A iniciativa objetiva combater o abuso e a exploração sexual.

Segundo Jurandir de Araujo Mato Grosso — presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescência, vice-presidente da APAE e secretário da Loja Cavaleiros de York — a campanha tem a finalidade de levar ao conhecimento das pessoas o problema social e envolvê-las no combate à exploração sexual infanto-juvenil. 

“Nós, da APAE, que temos crianças de alta vulnerabilidade sob nossos cuidados, buscamos ampliar a mensagem com efeito necessário para evitar que crianças sejam vítimas de violência.”, afirmou.

Ao comentar sobre o engajamento da sociedade na campanha, ele acrescentou que as entidades que representa tem o compromisso social de estar participando das atividades de apelo social.

“Nossas crianças e adolescentes precisam de proteção e queremos a sociedade envolvida nesta missão”, concluiu.

A data

O ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, instituído pela Lei Federal 9.970/00, na data 18 de maio, é uma das conquistas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento ao problema social.

A escolha da data se deve ao assassinato de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Presenças

Participaram do evento os secretários municipais de Feira de Santana Antônio Carlos Borges Júnior, Desenvolvimento Social; Gerusa Sampaio, da Mulher; Marcelo Britto, Saúde; e Eli Ribeiro, Serviços Públicos. Participaram, também, Idelzuith Nunes, promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude; Jó Anne da Costa Sardeiro Silveira, promotora de Justiça da Infância e Juventude; Liliane Miranda do Amaral, coordenadora da Defensoria Pública da União (DPU); Antônio Correia, presidente do Conselho Tutelar de Feira de Santana; coronel da Polícia Militar Adalberto Piton, comandante Policiamento Regional Leste (CPRL); e Luciano Teixeira Moreira, representando o comandante do 35º Batalhão de Infantaria do Exército (35º BI).

*Reportagem Danielly França, edição Carlos Augusto.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121927 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.