Estudantes da rede estadual de Feira de Santana que representaram Bahia em campeonato na França foram recebidas na SEC

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Estudantes Ana Beatriz Barbosa Ferreira e Fabiana Oliveira da Hora foram recebidos pelo secretário estadual Danilo Souza.
Estudantes Ana Beatriz Barbosa Ferreira e Fabiana Oliveira da Hora foram recebidos pelo secretário estadual Danilo Souza.

As estudantes feirenses da rede estadual de ensino Ana Beatriz Barbosa Ferreira, 17, e Fabiana Oliveira da Hora, 15, que representaram a Bahia na modalidade esportiva Orientação, no Mundial de Jogos Escolares, o ISF Gymnasiade – School Summer Games 2022, realizado até domingo (22/05/2022), na cidade de Normandia, na França, foram recebidas pelo secretário Danilo Souza, nesta segunda-feira (23), na sede da Secretaria da Educação do Estado (SEC). As atletas estavam acompanhadas por uma das responsáveis pelo desenvolvimento do esporte de Orientação na Bahia, a professora de Ciências Erika Telles, e pelo presidente do Clube Calangos do Sertão, Tiago de Souza.

O secretário da Educação falou sobre o significado da participação de Ana Beatriz e Fabiana em um evento esportivo mundial. “Parabenizo as nossas estudantes pela dedicação ao esporte, que contribui para a construção de novos horizontes da juventude. Fazemos educação nessa perspectiva de inovar, renovar e construir soluções, por meio dos nossos estudantes”. O coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, completou, falando sobre a importância do esporte da rede estadual. “A conquista das duas é um reflexo do que acreditamos do esporte como uma possibilidade de inclusão e de aprendizagem e o Esporte de Orientação tem esta capacidade”.

O Esporte Orientação consiste em uma modalidade em que os participantes usam a própria natureza como campo de jogo para percorrerem os locais com o auxílio de um mapa e uma bússola. Estudante do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand e pertencente à equipe Calangos do Sertão, Ana Beatriz é, atualmente, campeã do Troféu Cerrado de Orientação Percurso Sprint 2022 e vice-campeã brasileira de Orientação 2021. No ranking brasileiro, ela está em 1º lugar da categoria.

“Na França, foi uma experiência muito importante e inusitada, porque competi em um espaço geográfico diferente do que já estava acostumada. Foi uma disputa bem difícil, por conta dos mapas e simbologias que nunca tinha visto. Foi, sem dúvida, um desafio”, relatou Ana Beatriz, que começou a praticar o esporte através do projeto interdisciplinar “Esporte Orientação”, desenvolvido pela sua escola, em parceria com a Associação Desportiva Calangos do Sertão.

Fabiana Oliveira, estudante do Colégio Estadual General Sampaio e atleta da equipe Caatinga Trekkers, que foi descoberta pela Associação Caatinga Trekkers, em parceria com o Projeto de Assistência Social Federal (PROFESP), também se tornou um exemplo no esporte, sendo hoje campeã estadual e brasileira na modalidade. “Foi uma experiência incrível. A gente treina para enfrentar as dificuldades. Infelizmente, não conseguimos subir no pódio, mas ganhei a experiência de competir com outros níveis e percebi que lá fora é bem mais difícil o desafio”.

A professora Érika, que é também coordenadora social do projeto Calangos do Sertão, comentou a experiência das estudantes o quanto tem de inspirador para outros alunos. “Esta vivência que Ana e Fabiana tiveram agora, na França, foi muito importante para o crescimento, a socialização delas. Elas trazem uma bagagem incrível de novos aprendizados, porque o esporte transcende a sua prática e se volta ao processo da interdisciplinaridade que trabalhamos na escola. E tudo isso é muito inspirador porque elas passam a ser exemplos de dedicação e superação”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123355 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.