
O prefeito Colbert Martins Filho (MDB) lançou, na manhã desta quinta-feira (26/05/2022), o Movimento Herzem de Resistência do MDB. A mobilização, seguindo caminho oposto do MDB estadual, uniu figuras tradicionais da luta do partido de pelo menos 30 cidades baianas, durante encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana para oficializar o apoio à pré-candidatura de ACM Neto a governador da Bahia.
Durante o evento, estiveram presentes o pré-candidato a governador ACM Neto, o prefeito Colbert Martins Filho, o pré-candidato a senador Cacá Leão, além de dezenas de prefeitos e vice-prefeitos da região, deputados federais e estadual. Algumas figuras lendárias do MDB, que marcaram as histórias de lutas de resistência do partido na Bahia, também estiveram presentes.
O movimento de resistência do MDB foi denominado com o nome do ex-prefeito Herzem Gusmão, de Vitória da Conquista, que faleceu vítima do covid-19 e que foi um dos principais expoentes de resistência do partido.
No novo ato de resistência, principais lideranças políticas do MDB de Feira de Santana e de pelo menos outras 30 cidades baianas decidiram marchar unidas em apoio a ACM Neto, por apostarem na oportunidade de mudanças na Bahia que o povo tanto clama, ao longo dos últimos 16 anos de atraso da administração do PT.
Personagem que nomeia Movimento
Herzem Gusmão Pereira ( † 2 de junho de 1948, Vitória da Conquista, Bahia — ★ 18 de março de 2021, Hospital Sírio-Libanês, São Paulo) foi um jornalista, radialista e comentarista político. Exerceu o cargo de prefeito do município de Vitória da Conquista e morreu durante mandato. Ele exerceu, também, mandato de deputado estadual.
*Com informações de Ronaldo Belo, do site Sem Censura.