Documentário inédito celebra e conta a história do Arrocha

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
'Arrocha: de Candeias para o Mundo' propõe contar as histórias que envolvem o nascimento do Arrocha.
'Arrocha: de Candeias para o Mundo' propõe contar as histórias que envolvem o nascimento do Arrocha.

Estreia no próximo dia (30/04/2022), sábado, ao meio dia, com exibição gratuita no canal do Youtube da Ouriçado Produções,  o documentário inédito de 20 minutos ‘Arrocha: de Candeias para o Mundo’, criação e produção 100% baiana que tem roteiro de Heraldo de Deus, Edvard Passos e Danilo Cairo, direção geral de Edvard Passos, direção de produção de Danilo Cairo e coordenação audiovisual de Heraldo de Deus, e marca o trabalho conjunto de três empresas que atuam na área de cultura : a Toca Criações Artísticas, de Danilo Cairo, a Trielétrica, de Edvard Passos e a Sujeito Filmes, de Heraldo de Deus. ‘Arrocha: de Candeias para o Mundo’ é o primeiro produto do Projeto Arrocha Bahia, que vai se desdobrar em outros projetos, como a realização de um espetáculo musical que está em fase de preparação.

No documentário, a partir dos depoimentos dos artistas Nara Costa, Márcio Moreno, Dynno Boy, Anna Catarina e Henrique Moura (o Henrique do Sax), a história do Arrocha é contada. Participam também do programa Milton Moura, professor e pesquisador da Universidade Federal da Bahia, e o ativista popular Crisangelo Cirqueira, nascido em Candeias, que traz para o audivisual sua visão como público e fã do gênero.

‘Arrocha: de Candeias para o Mundo’ propõe contar as histórias que envolvem o nascimento do Arrocha, a partir do encontro com personagens emblemáticos desse ritmo popular. A cultura popular da Bahia encontra no Arrocha uma abrangente e incontestável expressão e o documentário é, sobretudo, um testemunho e reconhecimento dessa história. Baseado na ousadia, vitalidade, criatividade e baianidade, esse fenômeno das massas traduz o espírito de um tempo do nosso povo: a música que trata despudoradamente do que o coração sente.

Uma música feita com a sabedoria e simplicidade do povo. ‘Dê graças a Deus que você é corneável’ diverte-se o professor da UFBA, coordenador do grupo de pesquisa “O Som do Lugar e o Mundo”, Milton Moura, que afirma que o Arrocha é – entre tantas outras coisas – o atestado de óbito da suficiência do macho hétero burguês.

‘Arrocha: de Candeias para o Mundo’ é um documentário para cravar, em definitivo, no Recôncavo da Bahia o surgimento do Arrocha, música de enorme sucesso, afirma Edvard Passos que diz que o ritmo musical é uma legítima invenção do povo baiano e trilha sonora de um Brasil próspero de outrora. ‘Arrocha: de Candeias para o Mundo fala da criação e do êxito popular, de preconceito e hipocrisia contra a música brega e de apropriação cultural. É urgente e justo documentarmos a origem de um movimento cultural baiano, que hoje, sob outra denominação, movimenta bilhões no showbusiness pelo Brasil afora. Agradeço a todos que compreenderam a importância do documentário e aceitaram ser entrevistados. Uma experiência ao mesmo tempo divertida e séria’, conclui o diretor geral do projeto.

Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência  Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121740 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.