
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual de Feira de Santana, realizou o evento “13 de maio: Entre memórias e ressonâncias no Brasil Contemporâneo”, no auditório do Mestrado em História, data marcada pela abolição simbólica da escravatura no Brasil. Mediado pela professora Railda Neves, licenciada em História pela Uefs e mestra em História da África da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB, o evento discutiu a memória da luta dos negros em diáspora no Brasil por liberdade e identificando na contemporaneidade as marcas deixadas pela escravidão que impedem a população negra brasileira de garantir seus direitos. Quando encerrávamos esta coluna, estavam previstos a presença dos professores Jaques Leone, licenciado em História pela Uefs, mestrando em História pela Ufba e especialista em História da África e Cultura Afro-brasileira pela Uniasselvi; e Wilson Mattos, professor titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), coordenador do Programa de Pós-graduação em História Regional e Local na Uneb e coordenador do Afrouneb, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros.
Festa Junina
Em clima antecipado de São João, som da zabumba, a sanfona e o triângulo estão invadindo o centro comercial do Feiraguay, em Feira de Santana, nos fins de semana, colorindo toda a área do entreposto, que já está todo decorado com bandeirolas. E entre os comerciantes, é grande a expectativa de que boas vendas aconteçam neste período até o fim dos festejos juninos. O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Feiraguay, Waldick Sobral, capitaneia a iniciativa dos comerciantes que estavam ansiosos por incrementar as vendas, após um período de crise em todo o comércio causado pela pandemia.
Data
Comemorou a data aniversaria, ontem, em Biarritz, nos Altos dos Pirineus, na Europa, João Veloso, acompanhado de sua esposa Martine Veloso, ladeados por familiares dela. Biarritz é uma cidade cheia de cores vibrantes e vida cultural (todos os tipos de festivais, espetáculos e concertos, vários museus e exposições) com uma vida esportiva agitada.
Em viagem
Encontra-se de férias em Dallas, Texas nos Estados Unidos da América, Sônia Torres Nogueira, hospede de sua filha medica Alessandra Nogueira, que lá reside com seu marido o grego Harry Dimitratos. Esta semana eles avionam até a Grécia, para visitar familiares dele.


