Coluna de Antonio José Larangeira de 14 de maio de 2022

Alessandra Nogueira e seu marido grego Harry Dimitratos, que residem em Dallas e a herdeira.
Alessandra Nogueira e seu marido grego Harry Dimitratos, que residem em Dallas e a herdeira.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual de Feira de Santana,  realizou o evento “13 de maio: Entre memórias e ressonâncias no Brasil Contemporâneo”, no auditório do Mestrado em História, data marcada pela abolição simbólica da escravatura no Brasil. Mediado pela professora Railda Neves, licenciada em História pela Uefs e mestra em História da África da Diáspora e dos Povos Indígenas pela UFRB, o evento  discutiu a memória da luta dos negros em diáspora no Brasil por liberdade e identificando na contemporaneidade as marcas deixadas pela escravidão que impedem a população negra brasileira de garantir seus direitos. Quando encerrávamos esta coluna, estavam previstos a presença dos professores Jaques Leone, licenciado em História pela Uefs, mestrando em História pela Ufba e especialista em História da África e Cultura Afro-brasileira pela Uniasselvi; e Wilson Mattos, professor titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), coordenador do Programa de Pós-graduação em História Regional e Local na Uneb e coordenador do Afrouneb, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-brasileiros.

Festa Junina

Em clima antecipado de São João, som da zabumba, a sanfona e o triângulo estão invadindo o centro comercial do Feiraguay, em Feira de Santana, nos fins de semana, colorindo toda a área do entreposto, que já está todo decorado com bandeirolas. E entre os comerciantes, é grande a expectativa de que boas vendas aconteçam neste período até o fim dos festejos juninos. O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes do Feiraguay, Waldick Sobral, capitaneia a iniciativa dos comerciantes que estavam ansiosos por incrementar as vendas, após um período de crise em todo o comércio causado pela pandemia.

Data

Comemorou a data aniversaria, ontem, em Biarritz, nos Altos dos Pirineus, na Europa, João Veloso, acompanhado de sua esposa Martine Veloso, ladeados por familiares dela.  Biarritz é uma cidade cheia de cores vibrantes e vida cultural (todos os tipos de festivais, espetáculos e concertos, vários museus e exposições) com uma vida esportiva agitada.

Em viagem

Encontra-se de férias em Dallas, Texas nos Estados Unidos da América, Sônia Torres Nogueira, hospede de sua filha medica Alessandra Nogueira, que lá reside com seu marido o grego Harry Dimitratos. Esta semana eles avionam até a Grécia, para visitar familiares dele.

Os membros da Academia de Educação de Feira de Santana, na posse do médico Cesar Oliveira.
Os membros da Academia de Educação de Feira de Santana, na posse do médico Cesar Oliveira.
Soraia Salloum, socialmente.
Soraia Salloum, socialmente.
Em data aniversaria, na cidade de Biarritz, nos Altos dos Pirineus, João Veloso acompanhado de sua esposa Martine Veloso.
Em data aniversaria, na cidade de Biarritz, nos Altos dos Pirineus, João Veloso acompanhado de sua esposa Martine Veloso.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3310 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.