Agentes de combate às endemias lotam as galerias da CMS reivindicando do Governo Bruno Reis salários equivalentes ao Piso Nacional

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Agentes de combate às endemias de Salvador protestam na Câmara Municipal contra Governo Bruno Reis.
Agentes de combate às endemias de Salvador protestam na Câmara Municipal contra Governo Bruno Reis.

Diversos agentes de combate às endemias da Prefeitura de Salvador lotaram as galerias do plenário da Câmara Municipal da capital da Bahia hoje (10/05/2022) reivindicando a equiparação ao Piso Nacional da categoria. De acordo com a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 120, promulgada pelo Congresso Nacional no último dia 5, o piso do salário-base dos agentes agora é de dois salários-mínimos, perfazendo, atualmente, um valor de R$ 2.424,00. E, de acordo com a Associação dos Agentes Comunitários de Combate às Endemias de Salvador (AACES), o salário-base inicial da categoria na Prefeitura é de R$ 877,07.

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), garantiu que assim que chegar ao Poder Legislativo da cidade uma mensagem da Prefeitura equiparando o salário-base dos agentes locais de combate às endemias ao piso nacional, esse projeto será votado com “toda a celeridade”.

A Tribuna Popular da sessão ordinária de hoje foi utilizada por Enádio Nunes Pinto, presidente da AACES. Ele afirmou que, através da Lei 12.994, promulgada em 2014, foi estabelecido o Piso Nacional da categoria. “Ocorre que o ex-prefeito ACM Neto nunca cumpriu essa legislação. A novidade é que agora foi estabelecido, em lei, que o piso deve ser de dois salários mínimos. Ocorre que o prefeito Bruno Reis não recebe a categoria para discutirmos essa situação”, afirmou.

“Portanto, faz-se necessário que o prefeito Bruno Reis tenha um encontro com os líderes da categoria para estabelecermos as diretrizes para o pagamento do quê está estabelecido pela legislação federal”, reivindicou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123355 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.