Uso de tecnologia torna agricultura no Oeste da Bahia ainda mais promissora e rentável

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Em março de 2022, no município de Riachão das Neves, a comitiva conheceu todo o manejo realizado em um viveiro de mudas de cacau e banana.
Em março de 2022, no município de Riachão das Neves, a comitiva conheceu todo o manejo realizado em um viveiro de mudas de cacau e banana.

A tecnologia de ponta, inclusive com utilização de softwares e aplicativos conectados em rede, é um dos trunfos desse novo momento da agricultura no Oeste da Bahia. Isso ficou evidenciado no segundo dia de visitas da comitiva da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI) à região. Em março de 2022, no município de Riachão das Neves, a comitiva conheceu todo o manejo realizado em um viveiro de mudas de cacau e banana, no qual é feito uso do aplicativo Fiboo, em projeto da BioBrasil e do Grupo Schmidt.

“Tudo aqui é monitorado em tempo real. Possuímos um sistema tecnológico eficaz, que acusa a qualidade, desenvolvimento e a saúde da planta, desde o plantio até o momento exato da colheita, além de contribuir no controle de pragas. Tudo isso é possível ser visto no nosso sistema on-line e em tempo real”, explicou o produtor Moisés Schmidh, um dos proprietários do Grupo Schmidt e também vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA).

A utilização de um criterioso acompanhamento feito pelo aplicativo, somado às vantagens do uso de um sistema que integra Inteligência Artificial, resulta em mudas e depois plantas de excelente aspecto vegetativo e alta produtividade. Somam-se a isso as vantagens da funcionalidade proporcionada pela aplicação, que também é utilizada nos plantios de banana do Grupo Schmidt, nos quais a plataforma ajuda os colaboradores na realização de diversas tarefas, como o acompanhamento de cada planta através da leitura de um QR Code. Cada unidade tem seu QR Code, dando uma identidade à planta, que é acompanhada diariamente, registrando-se todas as atividades e ocorrências ao longo do processo de cultivo, até o momento da colheita.

“Nessa oportunidade conhecemos o viveiro de cacau com mudas de excelente aspecto vegetativo, e também o plantio revolucionário de cacau a pleno sol, que é completamente diferente do realizado com o cacau cultivado no Sul da Bahia. Portanto, vemos aqui, nesta propriedade, uma referência de inovação e tecnologia na fruticultura”, disse o secretário de Agricultura da Bahia, João Carlos Oliveira.

Biocombustíveis –  No período da tarde, o grupo da Seagri foi recebido pelo veterinário e produtor agropecuário Stefan Zembrod, na Fazenda Ipê, situada no município de Santa Rita de Cássia, cidade vizinha a Barreiras. A fazenda é referência na produção de biocombustível, conseguido a partir do grão do algodão, e também ganha destaque na região por agregar em sua diretriz de funcionamento a sustentabilidade. Por meio dos insumos produzidos a partir do algodão, por exemplo, é gerada a energia consumida na propriedade. Além disso, é o biocombustível da Fazenda Ipê que abastece os tratores e veículos no trabalho diário realizado na propriedade, que também abriga as criações de gado e de abelhas.

Segundo Stefan Zembrod, a Fazenda Ipê está planejada de forma a estar sustentada por cinco pilares: sustentabilidade, sanidade, nutrição, manejo e genética. O forte do grupo é a produção sustentável do gado Nelore e de animais derivados do cruzamento entre esta raça zebuína e a Angus. Com 3,8 mil hectares de pastagens num total de 12 mil hectares de área, a fazenda abate, em frigorífico próprio, aproximadamente 10 mil cabeças de gado por ano.

As visitas aos projetos e propriedades da BioBrasil, do Grupo Schmidt e da Fazenda Ipê foram acompanhadas também pelo presidente da Câmara Setorial do Cacau da Bahia, Valnei Pestana, e pelo engenheiro agrônomo Edvard Bastos. Pela Seagri, estiveram presentes os assessores Thiago Guedes, Paulo Emílio e Armando de Sá.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121857 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.