TV Aratu lança documentário sobre os 33 anos do Galinho

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Filme da TV Aratu registra cultura nordestina através do documentário 'Galinho: Arraiá e Tradição'. Vídeo resgata imagens de shows, depoimentos de artistas e mostra vínculo da emissora com as quadrilhas.
Filme da TV Aratu registra cultura nordestina através do documentário 'Galinho: Arraiá e Tradição'. Vídeo resgata imagens de shows, depoimentos de artistas e mostra vínculo da emissora com as quadrilhas.

Muita história e tradição. Criatividade, figurino, cenário, expressões dos dançarinos, marcação, dançarinos, destaques. Verdadeiros atores juninos. A criatividade dos grupos sempre surpreendeu quem assistia ao espetáculo então chamado Arraial do Galinho, criado em 1989, por Celisa Felicidade, produtora da TV Aratu. Para comemorar os 33 anos do evento, a emissora lançou um minidocumentário resgatando o início e evolução da festa. O material está disponível no YouTube “Originais Aratu” e tem a parceria do Grupo Aratu com a Caranguejera Filmes.

“Sempre gostamos de São João. Celisa Felicidade (in memorian) foi trabalhar na TV Aratu e ela resolveu criar o evento juntando o arraiá com a marca da empresa, que era um Galinho. Celisa foi a precursora, foi a que levantou a bandeira do movimento junino. É um dos grandes alicerces do nosso movimento na Bahia. Era o amor da vida dela”, revela a irmã Célia Felicidade

“Sou de Salvador, mas sempre tive contato com o interior e com a cultura junina. Antes mesmo de entender o que era São João e Galinho, eu sempre vivi isso de ter a sensação do cheiro do milho e das comidas juninas. Acompanhava, quando criança, os concursos e tenho essa memória afetiva. As quadrilhas evoluíram muito, é lindíssimo. Não tem como assistir e não se emocionar”, conta a CEO do Grupo Aratu, Ana Coelho.

Carlos Brito, da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas, conta que, na época do seu nascimento, em 1989, já existia outros concursos. “A TV Aratu teve a visão e percebeu essa necessidade de apoiar essa grande massa cultural e a população abraçava o evento. Só no primeiro ano, mais de 60 quadrilhas participaram, incluindo outros estados”.

O Arraial cresceu, mudou de nome para Galinho, e a geração de emprego acompanhou o movimento. São 2 mil pessoas direta e indiretamente no evento. “É possível ver o crescimento do Galinho e da TV Aratu. Começou como um concurso e não deixou de ser família, mas entendemos que a cultura do show é muito forte para os baianos e o evento passou a agregar entretenimento e, além de ser um evento família, também é show e espetáculo e hoje é referência do São João”, destaca Ana Coelho.

O documentário traz histórias, depoimentos e lembranças de artistas como Léo (Estakazero), Tierry, Danniel Vieira, Tico (Forró do Tico), Solange Almeida que participaram de várias edições. Luan Santana e Ivete Sangalo também estão no minidocumentário.

“Tenho memórias incríveis do Galinho. Multidão, todas as pessoas envolvidas no clima, abrindo os festejos juninos da Bahia. Queria gradecer, de verdade, a TV Aratu que mesmo com a pandemia, não deixou a data passar em branco”, disse Solange Almeida, madrinha da última edição “dendicasa”.

Arraiá 2022

Após dois anos em formato online, o festival está de volta e promete grandes atrações. Tierry e Wesley Safadão são os dois primeiros nomes confirmados do Galinho, a festa que abre o São João na Bahia. Após dois anos suspenso de forma presencial por conta do coronavírus, o evento está programado para o dia 4 de junho, no Wet, localizado na Avenida Luís Viana (Paralela), em Salvador.

Chamado de “o maior festival junino das galáxias”, o Galinho 2022 trará a Vila Junina, a tradicional apresentação das quadrilhas e os shows de Safadão, Tierry, Gustavo Mioto, Raí Saia Rodada, Limão com Mel, Tico e mais uma atração supressa.  Uma grande festa que vai marcar a abertura dos festejos juninos na Bahia

“A TV Aratu tem no DNA dela a valorização da cultura da Bahia, de pegar o que é importante para o Estado e ampliar, dar voz a isso. O Galinho é isso: começou como um concurso de quadrilhas que valoriza o São João e cresceu e esperado pelos baianos. Que venha o São João, a maior celebração do Estado”, finaliza Ana.

Confira vídeo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121746 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.