Salvador: Largo do Cruzeiro do São Francisco divulga programação semanal

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Trio Nordestino de Gel Barbosa é uma das atrações da semana no Largo do Cruzeiro do São Francisco.
Trio Nordestino de Gel Barbosa é uma das atrações da semana no Largo do Cruzeiro do São Francisco.

O Largo do Cruzeiro do São Francisco é palco de shows com talentosos grupos e artistas que atuam na Bahia e que, de segunda a sábado, das 18 às 21 horas, fazem a vida cultural do Centro Histórico de Salvador mais movimentada. Esta semana tem shows de forró, chorinho, samba, samba-reggae, axé e sertanejo. Se apresentam Gel Barbosa, o grupo Gente do Choro, Dinho Reis, Aline Souza, Claudya Costta e Tom Dantas. Os shows são patrocinados pelos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô, Maná Grill e Odoyá, todos localizados no Largo do Cruzeiro do São Francisco. Confira a programação dia a dia:

Segunda-feira, dia 04 de abril – Forró

Gel Barbosa, que é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro, já acompanhou e gravou com artistas como Zé Calixto, Pinto do Acordeon, Antônio Barros, Cecéu, Elba Ramalho, Xangai, Targino Gondim, Carlos Pitta, Elba Ramalho, Almério, Mariana Aydar e Renato Borghetti. Um dos melhores sanfoneiros da atualidade, Gel Barbosa faz temporada de shows gratuitos no Largo do Cruzeiro do São Francisco, às segundas-feiras, a partir das 18 horas.  Natural de Serra da Raiz, na Paraíba, ele nasceu numa família de músicos e teve como maior influenciador seu pai Geraldinho, tocador de oito baixos. Em 2013 se mudou definitivamente para Salvador e desde então trilha sua carreira atuando em diversos espaços culturais e também em cidades do interior da Bahia. Considerado um dos melhores sanfoneiros nordestinos da atualidade, fez participação no primeiro CD solo do cantor sueco Thomas Eby, participou do CD Obatalá, onde participaram artistas como Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Alcione, Marisa Monte e Jorge Ben. Hoje Gel Barbosa divide seu tempo também entre gravações e produção musical de diversos gêneros musicais como forró, choro e frevo.

Terça-feira, dia 05 de abril – Chorinho

O Gente do Choro é o grupo mais tradicional do choro da Bahia, formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinhos), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro). No repertório, choros tradicionais brasileiros, bem como composições autorais inspiradas neste gênero totalmente nacional. O grupo Gente do Choro tem mais de 20 anos de trabalho musical. É, certamente, o grupo atuante mais antigo de Salvador, talvez até da Bahia. À frente do grupo, Carlinhos do Bandolim que, ao lado do saudoso Pedrinho do Pandeiro, formou o Gente do Choro. A princípio, era apenas uma “brincadeira musical”. Vários músicos se reuniam num ponto do bairro da Liberdade e tocavam, deixando a animação e o prazer tomar conta dos presentes, na tradicional roda de choro. Hoje, o Gente do Choro possui CD gravado e está fortemente inserido no cenário musical baiano, por elevar astral e contagiar a todos com o seu ‘tempero musical” único.

Quarta-feira, dia 06 de abril – Samba, axé, pop e rock

Dinho Reis é cantor, compositor e multi-instrumentista e apresenta em seu show um repertório variado com clássicos da música baiana, brasileira e internacional. Canta, por exemplo, sucessos de Gilberto Gil, Jorge Benjor, Olodum, Ivete Sangalo, Bob Marley, Lionel Richie e, Freddy Mercury. Sua apresentação é caracterizada pela alegria, descontração e a interação com o público. Seu repertório eclético passeia por grandes clássicos da música baiana como Faraó, Protesto Olodum, Baianidade Nagô, É d’ Oxum, sem deixar de apresentar releituras do pop rock nacional do Legião Urbana, Capital Inicial, Roupa Nova, Lulu Santos e pelo samba de Zeca Pagodinho, Alcione, Fundo de Quintal e Exaltasamba.

Quinta-feira, dia 07 de abril – Samba de raiz

Aline Souza é cantora e compositora nascida em Salvador. Começou a cantar na sua igreja aos três anos de idade. Dos sete aos 14 anos participou de festivais de música como os realizados pelo SESI e pelos Correios, sempre ganhando competições. Em 2016, participou do Iluminados, quadro do Domingão do Faustão, onde foi a primeira finalista. Gravou um EP “Meu Samba” com cinco músicas autorais. Viajou para o Qatar- Doha onde cantou por um ano no restaurante brasileiro “Ipanema”. Voltando de lá em 2018, continuou cantando em bares, restaurantes e eventos em Salvador. Em 2020 participou do “The Voice Brasil”, da Rede Globo, onde cantou “A Loba” e fez Iza, Lulu e Brown virarem pra ela. Aline saiu na quarta fase do programa, próximo das finais. Aline Souza tem um trabalho autoral que está disponível em todas as plataformas digitais, e também tem clipes no seu canal do YouTube alinesouzacantora.

Sexta, dia 08 de abril – Samba, axé e sertanejo

Claudya Costta encanta por onde passa, interpretando canções autorais e grandes sucessos da música negra brasileira. Ela é a voz feminina do Cortejo Afro, já recebeu prêmio de melhor intérprete no Festival de música Negra no Ilê Aye, fez participação no Olodum, Muzenza, além de puxar o trio principal da Mudança do Garcia, nas segundas de carnaval. No carnaval 2020, fez homenagem, em vida, ao grande mestre do Samba, Riachão, onde cantaram juntos a canção, Cada Macaco no seu Galho. Já dividiu palco com grandes nomes da MPB como Margareth Menezes, Daniela Mercury, Mariene  de Castro, Martinália, Preta Gil, Luiza Possi e abriu Show para Carlinhos Brown e Sandra de Sá, no Ilê Ayê.

Sábado, dia 09 de abril – Axé, samba-reggae e forró

Natural de Itabuna, Bahia, Tom Dantas morou na França por 16 anos, onde se apresentou em casas de shows da capital e bares de Paris. O cantor já residiu em outros países europeus e asiáticos, como Dinamarca, Suíça e Emirados Árabes quando ainda atuava como jogador de futebol. Desde pequeno esteve envolvido com música: seu pai tinha uma escola de samba em Itabuna. Mas, foi nos gramados que a história de Tom começou a ser escrita. Com 22 anos se mudou para Paris com a proposta de jogar futebol profissionalmente e jogou muito, mas, por conta de uma lesão grave, precisou abandonar as chuteiras e recomeçar nos palcos.

Em Paris, o cantor já abriu show para grandes nomes da música brasileira como, Maria Rita, Leonardo, Só Pra Contrariar, Fabio Junior e foi convidado por Pablo “do Arrocha” para se apresentarem juntos na capital francesa, sendo de grande importância para início da carreira.  Seu primeiro EP“Xá Lá Lá”- as músicas ultrapassam a marca de um milhão de visualizações no canal oficial do artista no YouTube – foi lançado em 2018.  Os seus vídeos clips no YouTube também tem grande visibilidade. Nas redes sociais Tom Dantas entre o Instagram e o Facebook tem mais de 30 mil seguidores.

Atualmente o cantor se dedica a divulgação e do seu novo álbum “DVD Tom Dantas ao Vivo in Paris”com composições de sua autoria como “Toque Divinal”, “Oxumaré” e  “Xa Lá Lá”e releituras de músicas conhecidas a exemplo de “Belle de Jour” e “Asa Branca”. Decidido a voltar morar no Brasil, morar em Salvador, Tom Dantas não perdeu tempo e fez em homenagem a Bahia a canção “Terra da Alegria”, um samba reggae falando das nossas belezas. Esse é Tom Dantas, cheio de swing, baianidade, musicalidade, cadencia e axé. Em seu show composto de uma super banda e bailarinos, você vai se encontrar na dança e no carisma do comandante Tom Dantas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121639 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.