Salvador: Espetáculo ‘A Paixão de Cristo’ arrecada fundos para apoio às vítimas da guerra na Ucrânia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Toda a arrecadação é destinada a campanha #DomBoscoPelaUcrânia, uma promoção da União do Nordeste Salesiano para captar fundos em apoio às vítimas da guerra.
Toda a arrecadação é destinada a campanha #DomBoscoPelaUcrânia, uma promoção da União do Nordeste Salesiano para captar fundos em apoio às vítimas da guerra.

Protagonista é o sujeito da ação nas estórias. Seja na literatura, cinema ou teatro, é em torno dessa figura, suas decisões e modo de agir, que se desenvolve uma trama. Na pedagogia salesiana, o protagonismo juvenil é a espinha dorsal do projeto de formação integral dos estudantes, que são convidados a participar das discussões, decisões, desenho e execução de ações desenvolvidas no ambiente escolar. Isso acontece, por exemplo, nas iniciativas de teatro da instituição, que a cada ano surpreende com as releituras do espetáculo teatral “A Paixão de Cristo”, apresentado em Salvador.

Na próxima terça-feira (12/04/2022), a montagem, cujo elenco e coordenação é formado por alunos e ex-alunos do Colégio Salesiano do Salvador, terá apresentação aberta ao público geral no teatro da instituição em Nazaré, às 19 horas. No dia 19, é a vez da equipe do Colégio Salesiano Dom Bosco subir ao palco do auditório da instituição na Paralela, em duas sessões: 18:30 e 20 horas. Os ingressos, vendidos exclusivamente nas escolas nos dois bairros, custam R$20. Toda a arrecadação é destinada a campanha #DomBoscoPelaUcrânia, uma promoção da União do Nordeste Salesiano para captar fundos em apoio às vítimas da guerra.

Mais que uma trilha sonora

Em cada dia de espetáculo, o público terá experiência única com as apresentações que possuem elenco e roteiro inéditos. No musical do dia 12, por exemplo, a música não figura como paisagem sonora, mas aparece como texto compondo o roteiro. Em edições anteriores, o texto base do espetáculo foi sendo modelado a temas da contemporaneidade e, então, a trilha sonora incorporou canções consagradas da MPB, de artistas como Gonzaguinha, Nação Zumbi, Baiana System, entre outros. Em 2022, o universo do samba toma conta do espetáculo com letras de Arlindo Cruz, Cartola, Nelson Rufino, Dona Ivone Lara, Caetano Veloso, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Jorge Aragão e outras estrelas que iluminam o repertório. Os amantes do samba podem experimentar a trilha do espetáculo através da playlist “Paixão 2022 – Um musical do Salesiano”, disponível no Spotify e YouTube.

Teatro como vetor do protagonismo juvenil

O supervisor de projetos no Colégio Salesiano do Salvador, Gustavo Nery, rememora a trajetória de construção do espetáculo teatral, orgulhoso da profissionalização do projeto ao longo dos anos sem perder de vista o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Isso porque a gestão executiva, de figurino, de coreografia e banda são campos com lideranças desses. Uma máxima da companhia é a substituição da tradicional seleção de elenco pela distribuição de papéis de acordo com as habilidades e projeto de vida de cada estudante. Com isso, “há desenvolvimento de autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos envolvidos. O que, sem dúvidas, os estimula à participação na esfera política, social, econômica e cultural”, reforça Nery.

Muitos estudantes egressos dos Salesianos Bahia atribuem à vivência no teatro da escola a responsabilidade no desenho do projeto de vida pessoal e consequente escolha da sua profissão. Foi o que aconteceu com Paulo Krenac, hoje estudante de Direito, que atua como diretor assistente e interpreta o personagem Satanás na montagem deste ano. O jovem rememora a importância do teatro no seu desenvolvimento pessoal e das habilidades sociais (soft skills) que lhe são caras na carreira pretendida.

A experiência de Paulo se repete com os estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco, na Paralela, que também apresenta releitura de “A Paixão de Cristo”. “Estou há três anos no teatro do colégio. Desde pequenininha sempre fui apaixonada pela arte de atuar. Foi o teatro que me fez ter uma percepção de quem as pessoas são e de quem eu sou, o que me fez exercer melhor a empatia. Além disso, pude adotar uma visão mais leve da vida, me tornei alguém mais doce”, reflete Esther Azevedo, estudante da 2ª série do Ensino Médio, que atua como assistente de direção e figurino ao lado do professor de teatro Jeferson Albuquerque, que assina roteiro e direção, no espetáculo exibido para estudantes e colaboradores da Instituição.

Salesianos do Nordeste unidos em prol dos ucranianos

Os Salesianos de todo o mundo estão se movimentando para apoiar o povo ucraniano, através do envio de recursos para atender a população que permanece no país ou que está se deslocando para as fronteiras ocidentais. No momento, as comunidades salesianas presentes em diversas obras educativas e pastorais na Ucrânia permanecem no país abrigando famílias e órfãos ucranianos que perderam suas casas ou estão fugindo dos bombardeios.

No Brasil, a Inspetoria Salesiana do Nordeste iniciou uma campanha de mobilização de suas comunidades e obras, no dia 30 de março, a fim de arrecadar fundos para assistir as famílias atingidas pela guerra na Ucrânia. A campanha se encerra no segundo domingo da páscoa, 24 de abril.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123125 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.