Salvador: Diretora do Fórum Ruy Barbosa recebe visita do desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do PJBA e do embaixador João Genésio, representante do Brasil na ONU

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Magistrada Cenina Saraiva, diretora do Fórum Ruy Barbosa, recebeu visita do desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do PJBA e do embaixador João Genésio.
Magistrada Cenina Saraiva, diretora do Fórum Ruy Barbosa, recebeu visita do desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do PJBA e do embaixador João Genésio.

Com muita emoção, foi assim que o presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Nilson Soares Castelo Branco, e o embaixador João Genésio, representante do Brasil nas Nações Unidas (ONU), visitaram o Fórum Ruy Barbosa, na tarde dessa segunda-feira (11/04/2022) e foram recebidos pela magistrada Cenina Maria Cabral Saraiva, diretora da secular unidade judicial da Bahia, sediada em Salvador.

Dentre os locais mais importantes visitados estavam o Salão Nobre Desembargador Gaspar da Costa Amaral, a Biblioteca Conselheiro Manoel da Cunha Lopes e Vasconcelos, o Memorial Desembargador Gerson Pereira dos Santos e a Cripta de Ruy.

“É um momento muito significativo, a presença do Embaixador no Fórum Ruy Barbosa, tanto mais porque ano que vem (2023) haveremos de celebrar  os 100 anos de morte do maior de todos os brasileiros – Ruy”, frisou o Presidente Nilson Castelo Branco.

No dia 5 de novembro de 1949 era inaugurado o Fórum Ruy Barbosa, no Campo da Pólvora, em Nazaré. O local que também foi sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) até 2000, coleciona histórias, fatos marcantes e uma enorme importância para o Direito e para o Judiciário baiano.

O primeiro espaço a ser visitado foi o Salão Nobre Desembargador Gaspar da Costa Amaral. Na oportunidade, o Presidente explicou ao Embaixador João Genésio a organização do local, no que diz respeito aos assentos das autoridades durante as sessões solenes. Além disso, mostrou o quadro com o nome de todos os integrantes da Corte que já passaram pelo PJBA, desde 1610.

Logo após, eles seguiram, acompanhados da juíza Cenina Maria Cabral Saraiva, diretora do Fórum, para a Biblioteca Conselheiro Manoel da Cunha Lopes. O local possui cerca de 45 mil livros, a obra completa de Ruy Barbosa, leis do tempo do Império, dentre outros títulos. Enquanto caminhavam, o Presidente Nilson Castelo Branco ressaltou fatos da vida do Jurista para o Embaixador.

Na oportunidade, o Chefe do Judiciário cumprimentou os presentes na Biblioteca, a exemplo da diretora Neide Maria da Silva Carvalho, profissional dedicada, e do funcionário Ademario Macorlino de Santana, auxiliar de serviços gerais, que compõe a equipe da limpeza do local, há 29 anos. O Desembargador Nilson agradeceu o trabalho de manutenção que ajuda a preservar as obras.

Atento a tudo, o Embaixador João Genésio seguiu o cronograma da visitação para o Memorial Desembargador Gerson Pereira dos Santos, que guarda o busto de Ruy Barbosa e de Otávio Mangabeira, dentre tantos itens históricos.

“A visita é emocionante, uma honra e um orgulho”, frisou o Embaixador que fez questão de salientar ser uma oportunidade para se olhar não só o passado, mas também o futuro, já que Ruy Barbosa é o personagem histórico homenageado, quando o Brasil estiver na presidência do Conselho de Segurança em julho. A iniciativa de homenagear Ruy é fruto de uma parceria entre o Itamaraty e a Fundação Casa Ruy Barbosa.

O último local visitado pelas autoridades foi a Cripta de Ruy Barbosa, onde estão, desde a fundação do Fórum, os restos mortais de Ruy Barbosa e sua mulher, Maria Augusta. Na oportunidade, foi depositada uma coroa de flores em homenagem ao advogado, jurista, político, jornalista e diplomata Ruy Barbosa, que morreu em 1º de março de 1923.

O Tribunal se engaja com todos os esforços possíveis, para que as comemorações sobre os cem anos da morte de Ruy se encontrem à altura do que o grande jurista brasileiro merece”, destacou o Presidente Nilson Castelo Branco.

O  Embaixador João Genésio de Almeida Filho, Representante Alterno da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em NY-Estados Unidos, falou durante o Fórum Sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe, realizado no Auditório Desembargadora Olny Silva, no edifício-sede do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), sobre a emoção de visitar a cripta do célebre jurista Ruy Barbosa, ao lado do Presidente do Poder Judiciário do Estado da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, e da recepção calorosa que recebeu na Bahia.

“A identidade do Embaixador por Ruy, provavelmente, deve decorrer do fato de que ambos foram de certo modo diplomatas”, observou o Presidente Nilson Castelo Branco. Antes de encerrar a visita, ele fez questão de dizer que tudo foi feito com a mais profunda sinceridade e dedicação.

O Secretário-Geral da Presidência do PJBA, Franco Bahia Karaoglan, também participou da visita.

Fórum

A presença do Embaixador João Genésio no Poder Judiciário da Bahia (PJBA) ocorreu por conta do Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe, realizado nos dias 11 e 12 de abril na sede do Tribunal baiano, em Salvador.

O objetivo da iniciativa foi estabelecer melhor entendimento e cooperação internacional para a execução de políticas integradas que possibilitem reduzir o custo social, econômico e humano da desigualdade, do crime e da violência, a partir de uma visão com foco na ciência, na tecnologia, na inovação e nas oportunidades criadas pela educação, pelo esporte, pelo lazer e pelo crescimento econômico.

O evento é realizado pelo PJBA em parceria com o Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD) – programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD) – e conta com o apoio da Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp) e do Banco Regional de Brasília (BRB), além da assistência institucional do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121819 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.