Projeto ‘Pegue Leve‘ fortalece combate ao preconceito contra autismo em Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o projeto realizou uma série de atividades em Salvador.
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o projeto realizou uma série de atividades em Salvador.

No último dia 2 de abril, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que tem como objetivo combater a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como forma de fortalecer as ações em torno da data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, o projeto ‘Pegue Leve’ escolheu o tema para edição realizada no último sábado (09/04/2022), promovendo ações de politização acerca do assunto, em Salvador.

A ação, que é uma iniciativa da Mais Ações Integradas e tem como anfitrião o ex-pugilista Jailson Santos, *foi realizada no Parque Costa Azul*, em Salvador, com diversas atividades, como aulas de boxe, capoeira e dança. Após debater temáticas como câncer de mama, leucemia e síndrome de Down, nesta edição, o projeto promoveu dinâmicas com intuito de aprimorar a conscientização sobre o autismo.

A iniciativa, que reuniu cerca de 300 pessoas, contou com a participação de pais e mães de crianças e adolescentes com autismo, especialistas e profissionais de saúde, a exemplo da fonoaudióloga Amanda Silva, uma das *palestrantes do evento. “Eu acho que espaços como esse são cada vez mais importantes para que possamos alcançar uma sociedade cada vez mais inclusiva”, destacou.

“Autismo não é uma doença e por não ser uma doença, não tem cura. Temos que ter essa ideia de que não há o que ser curado no autismo. É a necessidade de aceitarmos que somos diferentes e que um autista não é igual ao outro e também não precisa ser igual a nenhum de nós”, frisou.

Entre as novidades, aulas de jump fitness, que trabalha a coordenação motora dos indivíduos, além da perda de peso e melhora no condicionamento físico, e partidas de bocha, esporte praticado em grupo de dois a seis jogadores, de origem italiana e tem ganho cada dia mais adeptos e jogadores no Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123318 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.