Maioria dos casos de doenças renais são diagnosticadas tardiamente no Brasil, informa pesquisa

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Hospital Alayde Costa, em Salvador, referência em nefrologia no estado da Bahia.
Hospital Alayde Costa, em Salvador, referência em nefrologia no estado da Bahia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, mais de 70% dos pacientes que iniciam a diálise descobrem a doença renal quando os rins já estão gravemente comprometidos. Por isso, é fundamental alertar a população para o acompanhamento preventivo e contínuo, principalmente, quando o paciente já possui o diagnóstico de alguma nefropatia, conforme esclarece a médica nefrologista Fernanda Albuquerque, coordenadora do Hospital Alayde Costa. O Instituto é referência em nefrologia no estado da Bahia.

“O acompanhamento com especialistas e a mudança de hábitos promovem mais qualidade de vida nesses casos”, pontua a Dra. Fernanda Albuquerque. A especialista também destaca que o acompanhamento deve ser multidisciplinar, incluindo orientação nutricional e clínica, pois o paciente que já apresenta alterações no funcionamento dos rins, possui um risco maior de comprometimento de outras funções do organismo e, quando não há a orientação adequada, ocorre não só o agravamento da doença como o surgimento de outras complicações.

Em geral, as doenças que afetam os rins são consideradas silenciosas, só sendo possível detectar no início por meio de exames e avaliações. Para Fernanda Albuquerque, “há uma urgência em conscientizar as pessoas quanto à necessidade de realizar exames preventivos de forma regular, pois, quanto mais cedo detectarmos o problema, mais eficaz será o tratamento”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123005 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.