Jornal Grande Bahia firma parceria com a France Médias Monde

Em 5 de abril de 2022 (terça-feira), o Jornal Grande Bahia firmou contrato com a France Médias Monde (FMM), empresa controladora da France 24, Rádio França Internacional (RFI), e da Monte Carlo Doualiya (MCD). A assinatura da parceira contou com suporte de Lenny Durain, diretor de Distribuição e Desenvolvimento Internacional da FMM e RFI.
Parceria entre o Jornal Grande Bahia e a France Médias Monde é firmada. Empresa controla a France 24, RFI e MCD.

Ao completar 15 anos em 2022, o Jornal Grande Bahia (JGB) firma parceria com a France Médias Monde (FMM), empresa controladora da France 24Rádio França Internacional (RFI), e da Monte Carlo Doualiya (MCD).

O comunicado autorizando a associação para fins de uso de conteúdos jornalísticos foi feito em 5 de abril de 2022 (terça-feira) por Lenny Durain, diretor de Distribuição e Desenvolvimento Internacional da FMM, ao jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor e editor do Jornal Grande Bahia.

Sobre a FMM e a RFI

A France Médias Monde (FMM) tem sede na comuna de Issy-les-Moulineaux, situada na região da Île-de-France, a sudoeste de Paris, capital da França.

O grupo francês de meios de comunicação tem carácter internacional e desenvolve, como principal atividade, a produção e emissão, 24 horas por dia e 7 dias por semana, de programas, essencialmente de informação, nos três principais vetores midiáticos que são a televisão, através do canal France 24; rádio, por meio da Radio France Internationale (RFI) e da Monte Carlo Doualiya (MCD); e internar: France 24, RFI e MCD.

A RFI produz conteúdos em 16 idiomas, entre eles, o português. Em 1996 inaugurou o site na internet. A atual estrutura data de 1975, mas tem origem na criação da Poste Colonia, em 1931.

Sobre o JGB

O Jornal Grande Bahia (JGB) foi fundado, em 28 de março de 2007, por Carlos Augusto, Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela UNEF (2010) e Mestre em Ciências Sociais pela UFRB (2014).

O JGB foi instituído para atuar como um veículo de notícia que usa a internet — World Wide Web (WWW), ou rede entrelaçada de dados globais — com a finalidade de entregar e difundir as informações publicadas, com possibilidade de ser acessado por diferentes sistemas de recepção dos conteúdos digitais de forma online e gratuita.

Reconhecido como um dos principais sites de notícias do estado da Bahia, o JGB conta com acervo formado por cerca de 130 mil publicações, distribuídas entre reportagens em profundidade, matérias, notícias, artigos, notas e colunas sociais. Além disso, o jornal online possui arquivo com outras 130 mil mídias, formado por imagens, infográficos e documentos em pdf.

As parceiras do JGB

Além da associação com France Médias Monde, ao longo dos anos de atuação, dentre as parcerias com empresas de mídia que o Jornal Grande Bahia estabeleceu, têm destaque as seguintes:

— Em 27 de abril de 2009, foi firmado contrato com as Nações Unidas autorizando retransmitir os programas da Rádio ONU (atual ONU News), textos de internet, documentários, reportagens, anúncios, spots e informativos públicos da entidade internacional. A assinatura da parceira contou com suporte de Monica Villela Grayley, chefe do departamento do idioma Português da ONU News.

— Em 29 de abril de 2016, foi firmado contrato com a Dow Jones, autorizando associação com serviço Factiva, o que permite que os conteúdos publicados pelo JGB sejam replicados em plataforma tipo intranet e redistribuídos para jornalistas e executivos assinantes do serviço da News Corp, cuja abrangência atinge 200 países e dezenas de idiomas. A assinatura da parceira contou com suporte de Tassia Neves, gerente de licenciamento de conteúdo para a América Latina.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9994 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).