“Jerônimo cresceu 12% em apenas um mês”, comemora presidente do PT sobre pesquisa para governo da Bahia; Confira dados do instituto Paraná

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Realizada na Bahia, entre os dias 19 e 24 de abril de 2022, o resultado da pesquisa do Intitulo Paraná mostra cenário eleitoral para presidente da República, com a liderança de Lula (PT), que pontua com 51,3% das intenções de votos no estado.
Realizada na Bahia, entre os dias 19 e 24 de abril de 2022, o resultado da pesquisa do Intitulo Paraná mostra cenário eleitoral para presidente da República, com a liderança de Lula (PT), que pontua com 51,3% das intenções de votos no estado.

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, comemorou o crescimento de Jerônimo, pré-candidato do PT ao Governo do Estado, na nova pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira (25/04/2022). O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BA-06739/2022.

“Jerônimo cresceu 12% em apenas um mês! Sem TV, sem rádio, sem grande investimento em mídia social. A pesquisa não checou as pré-candidaturas contextualizando seus campos políticos; mas se há trinta dias Jerônimo já empatava com o ex-prefeito, hoje a situação deve ser ainda melhor”.

O presidente do PT afirmou também a eleição nacional, em que Lula lidera todas as pesquisas de intenção de voto, terá impacto no pleito da Bahia. “Lula pontua o dobro de Bolsonaro – que segue tendo uma desaprovação gigantesca (62,3%). Por isso, a eleição nacional influência tanto: quando a sociedade identificar quem foi oposição a Bolsonaro e quem colaborou com ele, a disputa ficará mais evidente”.

“Eu não sou de escalar time adversário nem dar conselho para a oposição. Mas não adianta ignorar as eleições presidenciais. Elas vão acontecer. Ignorar cenário nacional e seu impacto na Bahia é insistir em uma realidade paralela”, concluiu Éden.

Dados da pesquisa

O instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira 25 um levantamento que mostra o cenário eleitoral para o Planalto entre os eleitores da Bahia. Segundo a pesquisa, Lula (PT) teria 51,3% dos votos no estado, enquanto Jair Bolsonaro (PL) somaria apenas 25,8%.

Os resultados são da pesquisa estimulada feita pelo instituto a partir de 1.820 entrevistas com residentes baianos. Ciro Gomes (PDT) é quem aparece em terceiro lugar no estado, com 6,9% das indicações de voto.

A Paraná Pesquisas também monitorou as intenções de voto na disputa para governador. Neste caso, ACM Neto (UB) lidera com 55,4%. Jerônimo Rodrigues (PT) fica em segundo lugar com 16.1% dos apontamentos.

O ex-ministro bolsonarista João Roma (PL), por sua vez, tem 10,1%. Kleber Rosa (PSOL) soma 1,2% e Giovani Damico (PCB) 0,5%.

Senado Federal

A disputa para senador na Bahia também foi levantada. Segundo o instituto Paraná Pesquisa, quem lidera as intenções de voto é o candidato à reeleição Otto Alencar (PSD), com 32,7%. O parlamentar é seguido pelo vice-governador João Leão (PP), que tem 15,4%, e Raísa Soares (PL), com 7%. Por fim, Tâmara Azevedo (PSOL) soma apenas 5,6%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa de nºBA-06739/2022 realizada pelo Instituto Paraná e ocorreu entre os dias 19 e 24 de abril de 2022. A amostragem envolveu 1820 entrevistados, em 80 municípios da Bahia.

Realizada na Bahia, entre os dias 19 e 24 de abril de 2022, o resultado da pesquisa do Intitulo Paraná mostra cenários eleitorais para governador do Estado e senador da República.
Realizada na Bahia, entre os dias 19 e 24 de abril de 2022, o resultado da pesquisa do Intitulo Paraná mostra cenários eleitorais para governador do Estado e senador da República.

Leia +

Crescimento de Jerônimo Rodrigues e João Roma pode tirar ACM Neto da disputa, avalia deputado Robinson Almeida

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121834 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.