
Entre os dias 25 de abril e 1º de maio de 2022, será realizada em formato híbrido (presencial e virtual), a segunda edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil. Com intuito de valorizar a literatura e arte negra infantojuvenil, personalidades de destaque da cena estão garantidos na programação da Festa Literária ‘Arte e Identidade’. Evento ocorre em Salvador.
Entre as principais atrações, uma das mais renomadas e respeitadas personalidades negras do cenário artístico: MV Bill. O rapper desembarca na capital baiana para roda de conversa, no dia 29 de abril, que terá como tema ‘Escritas de Resistência e Empoderamento’. A atividade, que será realizada no Espaço Empoderamento, na Largo Quincas Berro D’Água, às 15 horas, terá mediação de Evanilson Soares e participação do poeta Nelson Maca e da poetisa Ludmila Singa, do grupo Slam das Minas Bahia.
MV Bill ainda participará de uma sessão de autógrafos em meio à programação do dia. As atividades têm início a partir das 9 horas, com destaque para apresentações de música e dança, visitação a museus, atividades lúdicas infantis, apresentação teatral, sarau de poesia, lançamento de livro, entre outras.
No Museu de Enfermagem, por exemplo, a contação de histórias apresentará a trajetória de Anna Nery, a primeira enfermeira do Brasil e que ficou conhecida como a ‘mãe dos brasileiros’. Já no Museu Tempostal, os participantes poderão visitar a exposição ‘Salvaguarda do Ipac’, quando também será exibido o documentário ‘Trilha Patrimonial dos Caretas e Zambiapungas’.
2ª edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil
Voltadas à literatura e arte negra infantojuvenil, as atividades acontecerão simultaneamente em diferentes espaços culturais do Pelourinho, reunindo recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérprete de libras, possibilitando a democratização de acesso com comodidade e segurança das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Com intuito de reunir a interação, utilizando plataformas digitais, o projeto traz na programação ações como rodas de conversa e mesas literárias, contação de histórias, atividades lúdicas, apresentações culturais de artes integradas, lançamento de livros, encontro com autores, além de uma feira de livros e brinquedos afirmativos.
Em contrapartida sociocultural, a Festa Literária ‘Arte e Identidade’ visa beneficiar a rede pública de ensino de Salvador e Região Metropolitana (RMS) com a distribuição de 1 mil obras literárias afro-brasileiras infantojuvenis.
Além de reunir profissionais da cadeia produtiva cultural literária, educação e artística, para compor a curadoria, o projeto busca promover a democratização do acesso aos livros de literatura com recorte afro-brasileiro.