Eleições 2022: Pesquisador Nelson Montenegro comenta sobre resultado do levantamento de intenção de voto para presidente da República divulgado pelo do Instituto Paraná e Quaest Consultoria

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Resultado parcial das pesquisas divulgadas pelo Instituto Paraná e Quaest Consultoria, na primeira semana de abril de 2022, sobre intenção de voto para presidente da República.
Resultado parcial das pesquisas divulgadas pelo Instituto Paraná e Quaest Consultoria, na primeira semana de abril de 2022, sobre intenção de voto para presidente da República.

O professor Dr. Eugênio Pinheiro Montenegro — membro do corpo docente e pesquisador de Teoria Política do programa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) — comenta neste sábado (09/04/2022) sobre os resultados das pesquisas de opinião sobre a intenção de voto para presidente da República nas Eleições 2022 divulgados pelos Instituto Paraná Pesquisa, em 6 de abril; e Quaest Consultoria e Pesquisa, em parceria com Genial Investimentos, em 7 de abril, ambas, respectivamente, com registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de número BR-08065/2022 e BR-00372/2022.

Confira avaliação do pesquisador Eugênio Montenegro:

— A seis meses da eleição temos um cenário estável. Os dois primeiros colocados nas pesquisas apresentaram pouca volatilidade em seus números. Como também os candidatos do grupo denominado com terceira via. Os indecisos, revelados pelas perguntas espontâneas, aos poucos vão se interessando pela eleição e começam a modificar este cenário de estabilidade.

— Ao concentramos nas últimas duas pesquisas divulgadas. A primeira da Paraná Pesquisa e a segunda da Quest Genial. Temos como principal achado a diminuição dos eleitores indecisos. Em ambas as pesquisas os eleitores indecisos diminuem 10 pontos percentuais, desde de o início da série. Na Parana de 46% para 36% e na Quaest de 57% para 46%.

— Portanto são números ainda altos que somados aos históricos índices de abstenção em torno de 18%, revelam que a eleição ainda não faz parte dos temas de interesse de boa parte da população. Trabalhos acadêmicos demonstram que o eleitor brasileiro começa a se interessar pelo tema da eleição quando se inicia o horário eleitoral.

— Quando as perguntas das pesquisas estimulam a escolha aparece a estabilidade defendida neste artigo. O incumbente Bolsonaro oscila na última pesquisa Quaest para cima em 04 pontos percentuais. Mas na Paraná Pesquisa se mantém estável pois oscila dois pontos, portanto dentro da margem de erro. Para que se confirme essa mudança é necessário que nas próximas duas pesquisas esse número se confirme. Por enquanto pode ser apenas uma oscilação da margem de erro.

— A oscilação de Bolsonaro se tornou o principal tema de discussão entre os analistas políticos. Devido em grande parte a possível desistência do candidato Sergio Moro, que para muitos tem proximidade ideológica ao presidente, e que por consequência seria o maior beneficiado dessa desistência.

— O concorrente Lula apresenta números muito estáveis em ambas pesquisas. No Paraná Pesquisas se manteve próximo aos 40%. Enquanto que na Quest se mantém em volta dos 45%. A estabilidade de Lula é em boa parte explicada pela existência de um teto para candidatos a presidente que historicamente não ultrapassa os 50%, o que lhe garante a vitória no 1 turno.

— Portanto, não devemos esperar grandes modificações nos números das pesquisas até Agosto. A diminuição no número de indecisos será a principal causa de mudanças nos percentuais. Talvez em 18 de maio, data divulgada pelo pelos partidos com candidatos com baixo desempenho nas pesquisas, para apresentação de uma candidatura única, tenhamos alguma emoção, por enquanto temos a polaridade arroz com feijão.

Baixe

Levantamento da opinião pública nacional sobre as Eleições 2022 divulgado pela Paraná Pesquisa, em 6 de abril de 2022

Levantamento da opinião pública nacional sobre as Eleições 2022 divulgado pela Quaest Consultoria e Pesquisa, em parceria com Genial Investimentos, em 7 de abril de 2022

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.