
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) – Regional Feira de Santana está com inscrições abertas para o Simpósio de Emergências Cardiológicas e Cardiointensivismo para profissionais e estudantes da área de saúde e tem vagas limitadas. Renomados cardiologistas de todo estado estarão no simpósio, discutindo temas como infarto do miocárdio e suas complicações cirúrgicas, insuficiência cardíaca, arritmias, tromboembolismo pulmonar e Acidente vascular cerebral (AVC). Serão realizados ainda, paralelo ao simpósio, dois workshops em turnos opostos, sendo um sobre ecocardiograma para intensivistas; outro, específico para médicos, sobre a terapia de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO). O evento será realizado no dia 21 de maio, no Hotel Ibis, das 8 às 18 horas, com carga horária de 8 horas.
Indústria
O escoamento da produção do polo industrial, das fábricas de grande porte e das plantações de eucalipto para indústria de celulose e carvão vegetal na região de Feira de Santana (BA) será diretamente beneficiado com um novo trecho duplicado da BR-101/BA na divisa com o Sergipe. Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram serviços de terraplanagem, subleito em solo, sub-base em solo cimento e solo-brita-cimento, pavimento, pista e acostamento, drenagem superficial e profunda, obras de arte especiais com restauração e finalização de implantação de pontes e obras complementares com implantação de defensas metálicas, cercas e defensas do tipo New Jersey. No total, o Governo Federal vai investir R$ 1,1 bilhão nas obras de duplicação da BR-101/BA, que está dividida em quatro lotes.
Divórcio
Acesso ao computador e uma videoconferência com o tabelião de notas de preferência são agora o caminho mais rápido para quem quer se divorciar em Feira de Santana. Em meio à crise sanitária causada pela Covid-19 e o lançamento, em julho de 2020, da plataforma e-Notariado, os Cartórios de Notas de Feira de Santana registraram em 2021 o recorde histórico de divórcios, 102, desde o início da série em 2007. Em números absolutos, Feira de Santana registrou o maior aumento de dissoluções de matrimônio, com 22 divórcios a mais em 2021 em relação ao ano anterior. Em 2019 o número de divórcios chegou a 84. Já em 2018 foi registrado 71 atos, enquanto em 2017 foram 76, e em 2016 contabilizaram-se 67 escrituras deste tipo. Para realizar o divórcio em Cartório de Notas o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente online, por meio da plataforma e-Notariado, onde o casal, de posse de um certificado digital emitido de forma gratuita por um Cartório de Notas, poderá declarar e expressar sua vontade em uma videoconferência conduzida pelo tabelião.
Academia
Por sugestão do imortal João Batista Cerqueira, as reuniões da Academia Feirense de Letras, será toda primeira quarta feira de cada mês, a partir do próximo dia 4 de maio, às 17 horas, no Centro de Cultura Amelio Amorim, como tem ocorrido ao longo de vários anos. Na presidência deste próximo período gestor estará o escritor Eduardo Kruschewsky.


