Cantigas de roda são tema de aula para crianças da Educação Infantil em Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Estudantes do Grupo 4 da Escola Municipal Doutor Antônio de Freitas Borja, no Distrito de São José.
Estudantes do Grupo 4 da Escola Municipal Doutor Antônio de Freitas Borja, no Distrito de São José.

As tradicionais cantigas de roda embalaram a aula desta sexta-feira (22/04/2022), dos estudantes do Grupo 4 da Escola Municipal Doutor Antônio de Freitas Borja, no Distrito de São José (Maria Quitéria), em Feira de Santana. A atividade faz parte de um projeto implementado pela escola para estimular o prazer pela leitura e escrita através de atividades lúdicas e significativas.

A aula é dividida em duas partes: primeiro, os estudantes vão para a sala multimídia, ver e ouvir vídeos das cantigas. Logo depois, voltam para a sala de aula para cantar, brincar de roda e desenvolver tarefas relacionadas à temática trabalhada.

Segundo a professora da turma, Dariane Lasaro, a escolha das cantigas de roda é estratégica, pois são de fácil memorização, possuem rima e trabalham a sonoridade das palavras.

“Com todos esses elementos conseguimos agradar e envolver as crianças na atividade. Também são desenvolvidas a oralidade, a leitura, a escrita e a reflexão sobre o alfabeto nesta fase inicial da alfabetização. Além de resgatar e valorizar a cultura popular”, explica a docente.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a música é compreendida como uma linguagem e área de conhecimento, possuindo conteúdos e metodologias próprias. A musicalidade também permite a melhora da coordenação motora, raciocínio, desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de um meio de integração social.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123318 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.