
O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) anunciou que a edição 2022 do Bando Anunciador não vai ocorrer. A festa é uma das mais tradicionais de Feira de Santana e precede as comemoração de Nossa Senhora de Santana, padroeira do município.
Segundo o Cuca, instituição vinculada a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pela organização do Bando Anunciador, o evento cultural é preparado desde o começo do ano até a data marcada, em julho. Porém, no início de ano de 2022 foi registrada alta de casos da Covid-19. O cenário de saúde pública restritivo impactou no cancelamento do festejo.
“Além disso, outra possibilidade seria realizar assim como a Micareta, no segundo semestre de 2022. Mas, vale ressaltar que a festa popular é de cunho religioso, em homenagem ao Dia de Senhora Sant’Ana. Logo, adiar o Bando, faria com que o sentido da festa fosse esquecido”, diz em nota o CUCA.
Expectativa frustrada
Com o quadro de melhora da Covid-19 em Feira de Santana, alguns eventos de grande porte voltaram a acontecer. Logo, a expectativa da população era que o festejo, que reuniu mais de 40 mil participantes em 2019, viesse a ocorrer em 2022.
A história do Bando Anunciador
O Bando Anunciador é um evento cultural que reúne vários grupos de pessoas. A atividade é reconhecida como uma das mais antigas tradições de Feira de Santana, remontando ao século XIX.
Em 1987, o festejo popular foi extinto pela Prefeitura de Feira de Santana e pela direção da Diocese de Feira de Santana.
Em 2007, a atividade cultural foi renomada pelo Cuca e, desde então, vem ganhando adeptos, cuja principal característica é a irreverência, com uso de diversas fantasias, e, ou, remissão à personagens históricos e políticos.
Por 13 anos, ininterruptos, o evento reuniu grupos populares pelas ruas do entorno da Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, conhecida como Praça da Matriz da Catedral Metropolitana de Sant’Ana.
Em 2019 ocorreu a última edição dos festejos do Bando Anunciador.
Em 2020, sob impacto da crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, o evento cultural foi interrompido, fato que prosseguiu até o ano de 2022, com expectativa de ser retomado em 2023.
*Reportagem da estagiária em jornalismo Fabrícia Leite, com edição de Carlos Augusto.
Leia +
O Bando Anunciador; Evento cultural marca início dos festejos da padroeira de Feira de Santana