Bando Anunciador não participa da edição 2022 dos festejos da padroeira de Feira de Santana; Evento cultural deixa de ocorrer pelo terceiro ano consecutivo

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cena da edição de 2018 do Bando Anunciador. Evento precede os festejos de Nossa Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana.
Cena da edição de 2018 do Bando Anunciador. Evento precede os festejos de Nossa Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana.

O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) anunciou que a edição 2022 do Bando Anunciador não vai ocorrer. A festa é uma das mais tradicionais de Feira de Santana e precede as comemoração de Nossa Senhora de Santana, padroeira do município.

Segundo o Cuca, instituição vinculada a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), responsável pela organização do Bando Anunciador, o evento cultural é preparado desde o começo do ano até a data marcada, em julho. Porém, no início de ano de 2022 foi registrada alta de casos da Covid-19. O cenário de saúde pública restritivo impactou no cancelamento do festejo.

“Além disso, outra possibilidade seria realizar assim como a Micareta, no segundo semestre de 2022. Mas, vale ressaltar que a festa popular é de cunho religioso, em homenagem ao Dia de Senhora Sant’Ana. Logo, adiar o Bando, faria com que o sentido da festa fosse esquecido”, diz em nota o CUCA.

Expectativa frustrada 

Com o quadro de melhora da Covid-19 em Feira de Santana, alguns eventos de grande porte voltaram a acontecer. Logo, a expectativa da população era que o festejo, que reuniu mais de 40 mil participantes em 2019, viesse a ocorrer em 2022.

A história do Bando Anunciador

O Bando Anunciador é um evento cultural que reúne vários grupos de pessoas. A atividade é reconhecida como uma das mais antigas tradições de Feira de Santana, remontando ao século XIX.

Em 1987, o festejo popular foi extinto pela Prefeitura de Feira de Santana e pela direção da Diocese de Feira de Santana.

Em 2007, a atividade cultural foi renomada pelo Cuca e, desde então, vem ganhando adeptos, cuja principal característica é a irreverência, com uso de diversas fantasias, e, ou, remissão à personagens históricos e políticos.

Por 13 anos, ininterruptos, o evento reuniu grupos populares pelas ruas do entorno da Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, conhecida como Praça da Matriz da Catedral Metropolitana de Sant’Ana.

Em 2019 ocorreu a última edição dos festejos do Bando Anunciador.

Em 2020, sob impacto da crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19, o evento cultural foi interrompido, fato que prosseguiu até o ano de 2022, com expectativa de ser retomado em 2023.

*Reportagem da estagiária em jornalismo Fabrícia Leite, com edição de Carlos Augusto.

Leia +

Feira de Santana: Após 2 anos de restrições, Catedral Metropolitana de Sant’Ana volta a celebrar Semana Santa de forma plena

O Bando Anunciador; Evento cultural marca início dos festejos da padroeira de Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121972 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.