Auditores Fiscais do Trabalho alertam para o aumento de acidentes no trabalho e reforçam necessidade de prevenção

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Campanha 'Acidentes de Trabalho é Urgente Evitar' é lançada.
Campanha 'Acidentes de Trabalho é Urgente Evitar' é lançada.

A precarização do trabalho, terceirização desenfreada, o enfraquecimento das Normas Regulamentadoras (NR’s) e o descaso com o uso de equipamentos de proteção coletiva são alguns dos principais motivos para o grande número de acidentes de trabalho na Bahia. Nesta quinta-feira (28/04/2022), Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, o Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA) reforça a necessidade de ações de prevenção que garantam a proteção e a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras.

As atividades começam às 7 horas, com diálogo junto aos trabalhadores da construção civil em um canteiro de obras no bairro de Ondina e palestra ‘Segurança, Saúde, Dignidade e Ações Coletivas de Prevenção e Combate aos Acidentes de Trabalho’, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira do Estado da Bahia (SITRACOM-BA). A atividade integra a campanha “Um Passo Pela Vida – Xô Acidente no Trabalho da Construção”. Às 14 horas, o SAFITEBA, através de seu presidente, Mário Diniz, participa da Sessão Especial “Memória das Vítimas dos Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho”, debatendo o tema “Desafios e perspectivas para retomada da garantia de direitos e proteção da vida e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras”. A Sessão Especial foi proposta pelo vereador e ouvidor geral da Câmara Municipal de Salvador, Augusto Vasconcelos, Na ocasião, também será lançado um Manifesto do Forumat Bahia contra a precarização do trabalho.

Para Mário Diniz, é necessário que os empregadores tenham uma visão ampla sobre os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, prevendo as medidas necessárias para garantir a saúde e segurança no ambiente de trabalho. “O pequeno número de Auditores Fiscais do Trabalho em atividade é um dado preocupante, pois impede uma fiscalização mais ampla. Estamos chegando a dez anos sem concurso para a carreira e com 50% dos cargos vagos. Um absurdo!”, explica Mário Diniz.

Campanha 

O SAFITEBA também reforça a campanha ‘Acidentes de Trabalho é Urgente Evitar’ que acontece até 1° de Maio nos canais digitais de comunicação para alertar a sociedade sobre a necessidade de desenvolver a cultura da prevenção. A iniciativa é uma ação conjunta que reúne entidades ligadas à inspeção do trabalho, como o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Universidade Federal da Bahia e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).

39.037 acidentes de trabalho foram registrados na Bahia, entre os anos de 2010 e 2021, conforme dados mais recentes do Ministério Público do Trabalho (MPT). 1.133 foram registrados em 2010, chegando a 6.469 em 2021, o que representa um crescimento de 470% para o período. Entre trabalhadores segurados da Previdência Social, nos anos 2018 a 2020 foram registrados 31.552 casos de acidentes de trabalho em todo o Estado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121615 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.