Ação integrada promove limpeza das praias da Costa dos Coqueiros, no Litoral Norte da Bahia; A atividade ocorre no último dia do mês de abril de 2022

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Mutirão integrado de limpeza das praias de Massarandupió, Porto de Sauípe e Subaúma
Mutirão integrado de limpeza das praias de Massarandupió, Porto de Sauípe e Subaúma

Os movimentos sociais e as ONGs do Litoral Norte da Bahia, convidam a todos os interessados para o mutirão de limpeza das praias de Massarandupió, Porto de Sauípe e Subaúma neste sábado, 30 de abril de 2022. 

Ilem Oliveira, presidente da AMANAT – Associação Massarandupiana de Naturismo, declara: “esta ação simbólica é fundamental para viabilizarmos a validade do ‘princípio da vida’”. E convoca: “vamos juntos, no próximo sábado (dia 30.04), praticar nas três praias, (Massarandupió, Porto de Sauípe e Subaúma), a partir de 8h, a limpeza e conscientização”.

Ações educativas
Ações educativas

É alarmante a quantidade de resíduos descartados na natureza que vira lixo, poluem rios e mares e vêm  parar nas praias, arrastados pelas correntes marítimas. Muitos pontos das praias da Costa Marítima baiana são locais de desova de tartarugas marinhas que, como muitos peixes, morrem por causa da poluição irresponsável causada pela ação predatória do homem.

Alguns registros feitos mostram os resíduos lançados em meio às rotas das tartarugas, peixes mortos e ainda agonizando… um desastre. Refletem o grau da falta de consciência ambiental que impera na sociedade e revelam o quão necessárias são ações não apenas corretivas, mas preventivas, que tragam educação ambiental e alfabetização ecológica.

É papel do Estado, em suas três instâncias – União, Estados e municípios – promover ações junto às comunidades para amenizar o problema da poluição dos mares e das paradisíacas praia da Costa baiana.

Os movimentos sociais e as ONGs – Organizações Não Governamentais – envolvidas na ação de limpeza das praias de Massarandupió, Porto de Sauípe e Subaúma denunciam que “estamos passando por um momento de inviabilidade estrutural, onde o poder executivo (Prefeitura de Entre Rios-BA) mantém um contrato de coleta de lixo desastroso, que está transformando-se em um problema de saúde pública e destrutivo para o meio ambiente”.

Ilem Oliveira, presidente da AMANAT – Associação Massarandupiana de Naturismo, declara: “esta ação simbólica é fundamental para viabilizarmos a validade do ‘princípio da vida’”. E convoca: “vamos juntos, no próximo sábado (dia 30 de abril de 2022) praticar nas três praias, (Massarandupió, Porto de Sauípe e Subaúma), a partir de 8h, a limpeza e conscientização”.

Poluição na paradisíaca praia de Massarandupió
Poluição na paradisíaca praia de Massarandupió
Mutirão de dezembro de 2021, na Praia Naturista das Dunas, Massarandupió
Mutirão de dezembro de 2021, na Praia Naturista das Dunas, Massarandupió

 

 

 

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 760 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: juarezbomfim@uol.com.br.