38 pacientes de Feira de Santana aguardam transferência para unidade hospitalar da SESAB, diz Governo Colbert Martins

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas.
A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas.

Em Feira de Santana, 38 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas aguardando transferência para uma unidade hospitalar até a tarde desta segunda-feira (11/04/2022). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.

O paciente C. A. O, 63 anos, aguarda há 23 dias a regulação para tratar doença coronariana triarterial grave. Já o paciente R. B. S. F., 53 anos, espera há cinco dias a transferência para tratar de uma Colecistite. Ambos estão na Policlínica do Feira X, onde mais três pacientes aguardam regulação.

Além disso, 16 pacientes estão na UPA Queimadinha, 8 na UPA Mangabeira, 3 na Policlínica do Parque Ipê, 3 na Policlínica do George Américo, 1 na Policlínica de São José, 1 na Policlínica da Rua Nova e 1 na Policlínica do Tomba.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

Regulação estadual

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas. Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123246 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.