Três pessoas são presas em Salvador por grilagem de terras durante Operação Crickets

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Operação Crickets é deflagrada pela GAECO do MPBA.
Operação Crickets é deflagrada pela GAECO do MPBA.

Três pessoas foram presas na manhã de hoje, dia 8, em Salvador, durante a “Operação Cricket”, realizada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Apoio Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Os mandados de prisão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Camaçari, após os alvos da operação terem sido denunciados pelos crimes de furto qualificado, dano qualificado, incêndio e associação criminosa.

Conforme a denúncia, os presos teriam participado da invasão, derrubada e incêndio de casas ocorridos na madrugada de 20 de novembro de 2021, na comunidade Sítio Tererê, em Catu de Abrantes, Camaçari. A operação foi batizada com a palavra inglesa “crickets” , que significa grilo, fazendo a alusão à prática de grilagem de terras.

De acordo com as investigações, a ação, típica de grilagem, teria sido realizada pelos denunciados presos na operação, com o apoio de cinco policiais militares, que já estão presos preventivamente desde dezembro, com base em denúncia do Gaeco. Os presos teriam recrutado homens e providenciado veículos, uma retroescavadeira e ferramentas para realização da invasão, esbulho – expulsão da propriedade através de grave ameaça – e destruição de casas existentes em um terreno onde residiam cerca de 30 famílias.

A “Operação Crickets” contou com o apoio operacional da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil da Bahia e da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária do Gabinete da delegada-geral.

*Com informações do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121819 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.