Salvador: Palácio dos Esportes é arrematado em leilão pelo Grupo Hiper Ideal; Empreendimento situado na Praça Castro Alves vai abrigar hotel

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Vista da fachada do Palácio dos Esportes, situado na Praça Castro Alves, em Salvador.
Vista da fachada do Palácio dos Esportes, situado na Praça Castro Alves, em Salvador.

O Edifício do Palácio dos Esportes, situado na Praça Castro Alves, em Salvador, foi arrematado, na manhã desta terça-feira (08/03/2022), pelo valor de R$ 9,1 milhões, no Leilão Público número 002/2022. O vencedor do certame foi a empresa Praia do Castelo Empreendimentos Turísticos Ltda, ligada ao Grupo Hiper Ideal. A empresa irá instalar no imóvel um empreendimento turístico, mas o projeto será apresentado no prazo de 90 dias, como determina o Edital do certame.

O Leilão foi realizado no auditório do Espaço Crescer, no edifício da Secretaria da Administração (Saeb), Centro Administrativo da Bahia. O certame foi comandado pela leiloeira oficial Ivana Montenegro Castelo Branco Rocha, escolhida por sorteio eletrônico. Dois licitantes participaram do certame, mas apenas a empresa vencedora ofertou lance.

A alienação do Palácio do Esportes foi autorizada pela Assembleia Legislativa da Bahia, com a aprovação da Lei Autorizativa nº 14.304/2021, que condicionou a venda do imóvel à implantação de um empreendimento turístico. O Edital liberou o imóvel para abrigar projetos como hotéis, restaurantes, centro de convenções, espaços para atividades artísticas e culturais, dentre outras correlatas.

Valorização do Centro Histórico

A empresária Geisy Fiedra Rios Pinheiro de Almeida falou sobre a arrematação do Palácio dos Esportes. “Nós estamos muito felizes, com a aquisição do imóvel, em poder contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Salvador, uma área tão importante para a cidade. Além da valorização e do resgate do sítio histórico, o empreendimento voltado para o turismo vai ajudar no desenvolvimento socioeconômico da Bahia, gerando muitos empregos”, analisou.

A localização do imóvel favorece à utilização turística. O prédio está situado em uma região privilegiada, na Praça Castro Alves, Centro Histórico de Salvador, cercado por sítios históricos e com vista para a Baía de Todos os Santos.

O imóvel foi arrematado pelo valor de avaliação. O licitante vencedor optou pelo pagamento parcelado, dividido em quatro parcelas anuais, conforme permite as regras editalícias. A primeira parcela paga na data de realização do certame e as demais no intervalo de 12 meses, corrigidas pelo índice TR-poupança.

A alienação do prédio atingiu o objetivo de conceder melhor finalidade ao patrimônio público. Os recursos com a venda do imóvel serão incorporados ao Tesouro do Estado e utilizados para implantação de políticas públicas que atendam à população. Assim, o Governo aproveita seus ativos de forma mais eficiente.

Verdadeiros donos

Segundo o site Bahia.Ba, o fundo de investimentos que administra o Enseada Praia do Forte, no Litoral Norte, arrematou o Palácio dos Esportes. Ele é controlado por meio de um fundo de investimento no qual participam diversos empresários e políticos da Bahia, entre eles Guilherme Bellintani, presidente do Esporte Clube Bahia; João Coelho, Sidônio Palmeira, João Gualberto, prefeito de Mata de São João; André Pereira de Freitas e ACM Neto, ex-prefeito de Salvador. Eles planejam transforam o edifício em um empreendimento hoteleiro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122986 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.