Salvador: Cidade da Luz celebra 44 anos de fundação

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Fraternidade ‘Cidade da Luz’ comemora aniversário de fundação.
Fraternidade ‘Cidade da Luz’ comemora aniversário de fundação.

Foi em clima de muita emoção e fraternidade que a Cidade da Luz comemorou neste domingo (27/02/2022) 44 anos de existência. Durante o evento, ocorrido na sede de Pituaçu (Salvador / Bahia), o seu fundador e presidente José Medrado conduziu a reunião, proferiu palestra e fez uma apresentação pública de pintura mediúnica, dom pelo qual é reconhecido no Brasil e no exterior. A celebração contou com a presença de Mãe Jaciara, Ialorixá do Ilê Axé Abassá de Ogum, e do Arcebispo Anglicano Alfredo Dórea, que integra o Comitê Inter-religioso da Bahia (CIRB), que ao lado de Medrado e de outras lideranças, vêm lutando pelo respeito à diversidade religiosa. No final da celebração, uma surpresa para o também aniversariante do dia: Mariene de Castro subiu ao palco e cantou em homenagem à instituição e ao seu idealizador.

Após o evento houve, ainda, a posse da nova diretoria da Cidade da Luz, a qual teve a recondução do médium José Medrado à presidência até 2025, do Conselho Deliberativo, integrado por Antônio Carlos Souza e Rosângela Carvalho Teixeira; da Diretoria Executiva, formada por Maria Cristina Menezes do Nascimento (primeira secretária), Anna Lígia Almeida de Aragão (segunda secretária), Carlos Renato Correia Gomes (diretor administrativo e financeiro), Maria Salvadora Pereira de Lima (diretora de assistência social), Teônia Mendes Lima (diretora da educação e cultura), José Maria Nunes Carmo (diretor de saúde) e Cristina Barude (diretora de divulgação). Para o Conselho Fiscal, foram empossados Ângela Augusta Costa Vidigal, Edmilson Moreira Rosa e Nadir Maria de Aquino Ribeiro de Sousa (membros efetivos) e Cristina Erquícia Barreiros e Maria Rita da Silva Costa (suplentes).

Missão de fazer o bem

Tudo começou em 1978, quando o jovem médium José Medrado, que comemorava na mesma data os seus 17 anos, fundou o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, primeiro núcleo da instituição. Passadas mais de quatro décadas de apoio ao próximo, foram realizadas atividades doutrinárias com tratamentos espirituais em reuniões públicas, além da integração de diversas ações de assistência social, com a criação da Caravana Fraterna Carlos Murion (1983), do Ambulatório Médico e Odontológico Dr. Bezerra de Menezes (2001), da Escola Carlos Murion (2004), do Núcleo de Psicologia Pablo Duran (2009), do Grupo de Assistência Chico Xavier (2013), do Centro de Cultura e Arte Pai João (2017), e mais recentemente com o Busão da Solidariedade (2021).

Durante o período pandêmico, ocorreu a criação do Busão da Solidariedade, o qual, desde setembro de 2021, ofereceu mais de 2.000 banhos com troca de roupa, serviço de cabeleireiro, barbeiro, além da distribuição de marmitas, kits de higiene e encaminhamento de pessoas em situação de rua para escuta qualificada e acesso a serviços médicos e odontológicos, emissão de documentos, retorno às suas cidades de origem, acesso a benefícios públicos e apoio na reinserção familiar.

Como ajudar

A Cidade da Luz não possui convênios com o setor público e toda a sua manutenção e assistência oferecida às pessoas advém de doações da comunidade, da venda das obras mediúnicas psicopictografadas por José Medrado e que são comercializadas no Espaço Renoir, e dos recursos do Brechó da Luz, livraria e cantina. Para fazer doações à instituição há várias modalidades: via Pix 15.679.384/0001-98 (CNPJ), ou com depósito no Banco Bradesco (agência 3673-0, conta 51760-7), Banco do Brasil (agência 2976-9, conta 50714-8) e Caixa Econômica Federal (agência 4798, conta 346-3, operação 003).

Pintura mediúnica

Dentre os mais de cem espíritos artistas já manifestados por intermédio de José Medrado estão Pierre Auguste Renoir, Claude Monet, Pablo Picasso, Édouard Manet, Emiliano Di Cavalcanti, Auguste Rodin, Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Victor Brecheret, Frei Agostinho, Edgar Degas, Paul Gauguin, Cândido Portinari, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e José Pancetti. As obras ficam expostas no Espaço Renoir, na Cidade da Luz, onde são comercializadas. Além de telas, a galeria de arte também dispõe de esculturas e pinturas em porcelana. Toda a renda obtida pela venda dessas obras é destinada às atividades assistenciais da Cidade da Luz.

A psicopictografia, popularmente referida como pintura mediúnica, é uma manifestação pela qual um espírito, através de um médium, se expressa por meio de pinturas ou desenhos. O dom de José Medrado é reconhecido internacionalmente e a similaridade dos traços com os artistas renomados foi, até mesmo, avaliada, por uma bancada composta por artistas plásticos, críticos e professores de arte, dentre eles Matilde Matos, Ivo Velame, Malba Velame, Romano Galeffi, Nilza Barude e César Romero, no final dos anos 1980.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123073 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.