
O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou na terça-feira (01/03/2022) que a Rússia rejeitou as tentativas de resolver questões de segurança europeias por meios diplomáticos porque estava planejando uma operação especial na Ucrânia desde o início.
“A guerra de Putin foi premeditada e não provocada. Ele rejeitou os esforços da diplomacia. Ele pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam. E ele pensou que poderia nos dividir aqui em casa. Putin estava errado. Estávamos prontos”, disse o líder dos EUA. citado como tendo dito em trechos de seu discurso sobre o Estado da União, publicado pelo site da Casa Branca e deve ser entregue nas próximas horas.
“Os custos e ameaças para a América e o mundo continuam aumentando”, disse Biden. “É por isso que a Aliança da OTAN foi criada para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos são um membro junto com outras 29 nações. Isso importa. A diplomacia americana importa.”
O presidente russo, Vladimir Putin, disse em um discurso televisionado em 24 de fevereiro que, em resposta a um pedido dos chefes das repúblicas do Donbass, ele decidiu realizar uma operação militar especial para proteger as pessoas “que sofreram abusos e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos.” O líder russo ressaltou que Moscou não tem planos de ocupar territórios ucranianos.
Ao esclarecer os desdobramentos, o Ministério da Defesa da Rússia assegurou que as tropas russas não estão atacando cidades ucranianas, mas estão limitadas a atacar cirurgicamente e incapacitar a infraestrutura militar ucraniana.
EUA fecham seu espaço aéreo para voos russos
As autoridades dos EUA estão fechando o espaço aéreo do país para aeronaves russas, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso sobre o Estado da União ao Congresso dos EUA.
“Hoje estou anunciando que estamos nos juntando aos nossos aliados e fechando o espaço aéreo americano para todos os voos russos”, disse ele.
*Com informações da Agência TASS.