Operação na Ucrânia foi premeditada e Rússia rejeitou diplomacia, diz presidente Joe Biden; EUA fecham espaço aéreo para voos russos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O presidente dos EUA, Joe Biden, falou sobre guerra entre Rússia e Ucrânia durante discurso do Estado da União ao Congresso dos EUA.
O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou na terça-feira (01/03/2022) que a Rússia rejeitou as tentativas de resolver questões de segurança europeias por meios diplomáticos porque estava planejando uma operação especial na Ucrânia desde o início.

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou na terça-feira (01/03/2022) que a Rússia rejeitou as tentativas de resolver questões de segurança europeias por meios diplomáticos porque estava planejando uma operação especial na Ucrânia desde o início.

“A guerra de Putin foi premeditada e não provocada. Ele rejeitou os esforços da diplomacia. Ele pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam. E ele pensou que poderia nos dividir aqui em casa. Putin estava errado. Estávamos prontos”, disse o líder dos EUA. citado como tendo dito em trechos de seu discurso sobre o Estado da União, publicado pelo site da Casa Branca e deve ser entregue nas próximas horas.

“Os custos e ameaças para a América e o mundo continuam aumentando”, disse Biden. “É por isso que a Aliança da OTAN foi criada para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos são um membro junto com outras 29 nações. Isso importa. A diplomacia americana importa.”

O presidente russo, Vladimir Putin, disse em um discurso televisionado em 24 de fevereiro que, em resposta a um pedido dos chefes das repúblicas do Donbass, ele decidiu realizar uma operação militar especial para proteger as pessoas “que sofreram abusos e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos.” O líder russo ressaltou que Moscou não tem planos de ocupar territórios ucranianos.

Ao esclarecer os desdobramentos, o Ministério da Defesa da Rússia assegurou que as tropas russas não estão atacando cidades ucranianas, mas estão limitadas a atacar cirurgicamente e incapacitar a infraestrutura militar ucraniana.

EUA fecham seu espaço aéreo para voos russos

As autoridades dos EUA estão fechando o espaço aéreo do país para aeronaves russas, disse o presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso sobre o Estado da União ao Congresso dos EUA.

“Hoje estou anunciando que estamos nos juntando aos nossos aliados e fechando o espaço aéreo americano para todos os voos russos”, disse ele.

*Com informações da Agência TASS.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123279 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.