
O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, acredita que o Ocidente — Estados Unidos da América (EUA) e aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) — está interessado em uma guerra prolongada na Ucrânia para afogar a Rússia e a Bielorrússia na turbulência. Ele falou em uma cerimônia especial por ocasião da assinatura das decisões aprovadas em um referendo nacional nesta sexta-feira (04/03/2022).
“Todos eles continuam gritando pelo fim da guerra na Ucrânia. Em público. Mas eles não precisam de paz. O que eles precisam é de guerra, quanto mais, melhor. Para afogar a Rússia e nós também, no objetivo deles que é não deixar a Ucrânia agir livremente de interferências externas”, disse Lukashenko.
O presidente bielorrusso acredita que “tudo o mais que as autoridades ocidentais possam estar dizendo é conversa fiada”.
“Esta retórica é dirigida apenas para aqueles que não entendem. Mas você e eu sabemos muito bem do que se trata. Não vamos sucumbir a seus sermões. Sabemos bem como devemos viver e trabalhar.” disse Lukashenko.
*Com informações da Agência TASS.