Marinha do Brasil conclui modernização dos jatos Skyhawk

Jato AF- 1 Skyhawk 6 da Marinha do Brasil.
Jato AF- 1 Skyhawk 6 da Marinha do Brasil.

Cinco aeronaves AF-1 monoposto e duas AF-1A biposto do Esquadrão Falcão, baseado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia foram modernizadas pela Marinha do Brasil para o padrão AF-1B e AF-1C.

O programa de modernização do Skyhawk do Brasil inclui a substituição de antigos equipamentos de navegação e comunicação por recursos mais avançados, além da revitalização estrutural para prolongar a utilização dos jatos por aproximadamente 10 anos.

As aeronaves também receberam aviônicos avançados, sistemas de geração elétrica e de oxigênio modernizados, bem como equipamentos de navegação, receptor de alerta de radar da israelense Elbit Systems e computador de missão.

Além disso, as aeronaves contam com recursos de nova geração, como computador de missão e o radar israelense EL/M 2032, capaz de realizar buscas ar-ar, ar-mar, ar-solo e navegação, podendo também rastrear 64 alvos marítimos simultaneamente a uma distância de até 256 quilômetros, enquanto no modo ar-ar o alcance do radar é de 128 quilômetros.

O programa de modernização foi iniciado em 2010 e era para ter uma duração de cinco anos, contudo, levou 12.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10675 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.