Lorena Peixoto discursa na Câmara Municipal no dia Internacional da Mulher; Vice-presidente da OAB Feira de Santana reafirma participação feminina na advocacia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Primeira mulher a assumir a vice-presidência da instituição, Lorena disse se sentir honrada em participar da solenidade.
Primeira mulher a assumir a vice-presidência da instituição, Lorena disse se sentir honrada em participar da solenidade.

Nesta data especial em que se comemora o dia da mulher, a vice-presidente da OAB Subseção Feira de Santana, Lorena Peixoto, fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal durante sessão solene realizada nesta terça-feira (08/03/2022). Primeira mulher a assumir a vice-presidência da instituição, Lorena disse se sentir honrada em participar da solenidade.

“Muito me honra receber essa congratulação, fruto de um processo democrático eletivo de classe, que entendeu que nós podemos fazer a representação não apenas dos direitos, garantias e prerrogativas da classe, como também e de igual importância, a defesa da sociedade. Registro aqui que estamos vivendo um marco na sociedade brasileira; estamos vendo a história acontecer”, disse.

Lorena Peixoto pontuou que, atualmente, a OAB Bahia é presidida por três mulheres: presidente, vice-presidente e secretária geral, de um grupo composto por cinco pessoas. Hoje a OAB Seccional Bahia tem uma mulher representando toda a advocacia baiana. “Viver, presenciar e escrever esse recorte da história da nossa instituição, que neste ano completa 90 anos, é motivo de grande alegria para mim. A OAB é uma das instituições mais consagradas, respeitadas e de alcance social”, salientou.

Durante seu discurso, a vice-presidente da OAB Feira lembrou alguns momentos de destaque na história das mulheres brasileiras, dentre eles a liberação para frequentar escolas em 1827; a permissão para ingresso nas faculdades em 1879; a conquista do voto feminino em 1932; direito das mulheres de votarem e serem votadas em 1946; oportunidade de se divorciar e contrair novas núpcias em 1977, e criação da lei do feminicídio em 2015.

Várias mulheres foram homenageadas na sessão solene, dentre elas as vereadoras da Casa da Cidadania, Eremita Mota e Lú de Ronny; a professora da Uefs, Vania Moraes; Conceição Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e Marlede Oliveira, presidente da APLB Feira. O presidente da OAB Feira, Raphael Pitombo, também esteve presente na ocasião.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123094 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.