Jornalista Antonio José Larangeira assume direção de Operações em Conteúdos de Marketing do Jornal Grande Bahia

Os jornalistas Carlos Augusto e Antonio José Larangeira unem experiências profissionais com a finalidade de promover o aprimoramento da atuação do Jornal Grande Bahia (JGB). Laranjeira assume a direção de Operações em Conteúdos de Marketing do ciberjornal.
Os jornalistas Carlos Augusto e Antonio José Larangeira unem experiências profissionais com a finalidade de promover o aprimoramento da atuação do Jornal Grande Bahia (JGB). Laranjeira assume a direção de Operações em Conteúdos de Marketing do ciberjornal.

O experiente jornalista Antonio José Larangeira assume a direção de Operações em Conteúdos de Marketing do Jornal Grande Bahia (DOCM do JGB), a convite do jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor-geral e editor do veículo de imprensa. Em 2022, o webjornal completa 15 anos de atuação e conta com cerca de 130 mil publicações no acervo.

Antonio José Larangeira é uma personalidade de destaque no setor de comunicação da Bahia e desde de a fundação do JGB atuava como colaborador, reproduzindo a coluna diária que mantém no Jornal Tribuna da Bahia, sediado em Salvador.

O ingresso como diretor de Operações em Conteúdos de Marketing do Jornal Grande Bahia foi resultado de uma avaliação conjunta estabelecida entre Carlos Augusto e Antonio José Larangeira, com a finalidade de agregar a experiência e o conhecimento de décadas de atuação na comunicação social da Bahia, com a participação mais efetiva no aprimoramento e nas campanhas de marketing e propaganda de um dos primeiros veículos de imprensa do Brasil desenvolvido exclusivamente para atuar através da internet e que usa tecnologia mudimidática, fato que permite convergir texto, imagem, vídeo, áudio e infográficos nos conteúdos publicados.

Perfil do diretor de Operações do JGB

Antonio José Larangeira é um jornalista com experiência profissional acumulada ao longo de décadas de atuação em destacados veículos de imprensa do Brasil.

Ele possui graduação em Administração de Empresas e registro como jornalista profissional de nº 514 CRT BA, na Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ);  é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), com registro de nº BR 4620; e é membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA).

Inicialmente, Antonio José Larangeira atuou em redações do Rio de Janeiro, desenvolvendo atividades no ‘O Jornal’ e, depois, no Diário de Notícias, na mesma cidade estudou Comunicação Social. Na sequência, ingressou como jornalista do Diário de S.Paulo.

Ao regressar à Bahia, em Salvador, trabalhou para o Diário de Notícias do Estado da Bahia. Convidado, migrou para o Jornal A Tarde, onde atuou durante 32 anos e, mais recentemente, passou a trabalhar para o Jornal Tribuna da Bahia, desenvolvendo atividade ao longo dos últimos 15 anos e até a atualidade.

Durante a trajetória profissional, o publisher desenvolveu projeto para tevê aberta como apresentador do programa ‘Interior, Gente e Notícias’, transmitido pela TV Itapoan. Na sequência, atuou durante cinco anos no primeiro programa de entrevistas da TV Subaé, retransmissora para Feira de Santana e região da Rede Globo.

Sobre o veículo de imprensa

O Jornal Grande Bahia (JGB) foi fundado, em 2007, por Carlos Augusto, bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e mestre em Ciências Sociais.

Os estudos iniciais para criação do JGB foram realizados a partir de cursos e pesquisas desenvolvidos remotamente no Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, instituição de ensino da Universidade do Texas, sediada nos Estados Unidos da América (EUA), tendo, à época, como instrutor, o jornalista Carlos Albano Castilho e direção do professor Rosental Calmon Alves, titular da Cátedra UNESCO em Comunicação Social.

Com sede em Feira de Santana, cidade distante cerca de 100 km de Salvador, capital da Bahia, o JGB foi criado para atuar como um veículo de notícia multimidiático que usa a internet para entregar e difundir as informações publicadas. A rede de dados de comunicação usada pelo Jornal Grande Bahia é conhecida, também, como World Wide Web (www), ou rede entrelaçada de dados globais.

Multimidiático, o Jornal Grande Bahia é caracterizado como importante instrumento de comunicação social de massa atingindo, principalmente, público formador de opinião, contribuindo com o debate democrático em torno das questões que afetam a sociedade.

A linha editorial do jornal segue o pensamento da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt — e busca dar espaço ao contraditório e à pluralidade de ideias — cujos valores possuem fundamentos na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na teoria do Papa Francisco sobre a ‘Ecologia Integral’, texto apresentado na encíclica ‘Laudato Sí’ (Louvado Sejas).

A audiência do JGB

Reconhecido como um dos principais sites de notícias do estado da Bahia, em 2022, o JGB completa 15 anos de atuação e conta com acervo formado por cerca de 130 mil publicações, distribuídas entre reportagens em profundidade, matérias, notícias, artigos, notas e colunas sociais. Além disso, o jornal online possui arquivo com outras 130 mil mídias, formado por imagens, infográficos e documentos em pdf.

No ano de 2021, 916.545 usuários, ou seja, leitores/internautas, produziram a seguinte audiência:

  • 1,469 milhão páginas visualizadas ao longo do ano;
  • 120 mil páginas visualizadas por mês;
  • 4 mil páginas visualizadas por dia.

O JGB nas redes sociais da internet

O veículo de comunicação replica links (chamadas multimídias) nas principais plataformas sociais da internet: Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram, além de possuir um canal de vídeos no Youtube, com cerca de 35 mil assinantes.

As parceiras do JGB

Ao longo dos anos de atuação, dentre as parcerias que estabeleceu, tem destaque a formalizada com a Dow Jones, através do serviço Factiva, o que permite que os conteúdos publicados pelo JGB sejam replicados em plataforma intranet e redistribuídos para jornalistas e executivos assinantes do serviço da News Corp, cuja abrangência atinge 200 países.

Diretor e Editor do JGB, Carlos Augusto e Antonio José Larangeira, diretor de Operações em Conteúdos de Marketing do JGB.
Diretor e Editor do JGB, Carlos Augusto e Antonio José Larangeira, diretor de Operações em Conteúdos de Marketing do JGB.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 9994 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).