Governo da China critica expansão da OTAN e sanções contra Rússia e cidadãos; “Agravam o conflito na Ucrânia”, diz ministro Wang Yi

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, teve uma conversa por telefone neste sábado (05/03/2022) com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.
Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, teve uma conversa por telefone neste sábado (05/03/2022) com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

A China se opõe a qualquer ação que não contribua para resolver a situação na Ucrânia, e que leve ao seu agravamento, disse Wang Yi, neste sábado (05/03/2022).

“A China rejeita todas as ações que não favorecem o avanço de uma solução diplomática, mas colocam lenha na fogueira e levam a uma escalada da situação”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da China.

Ele insistiu que a crise ucraniana só pode ser resolvida através do diálogo e da negociação.

“Pedimos aos Estados Unidos, OTAN [Organização do Tratado Atlântico Norte], União Europeia e Rússia que se engajem no diálogo em pé de igualdade e abordem as contradições e problemas que se acumulam há muitos anos”, disse o diplomata.

Ao mesmo tempo, ele pediu uma séria consideração do impacto negativo da expansão da OTAN para o leste no contexto de segurança da Rússia.

Wang Yi também pediu a construção de um mecanismo de segurança europeu equilibrado, eficaz e sustentável, de acordo com o princípio da indivisibilidade da segurança.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123178 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.