Europa tem de se livrar de dependência energética da Rússia, afirma Joe Biden; Presidente quer que UE passe a depender do gás produzidos pelos EUA

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Presidente Joe Biden disfarça proteção dos interesses dos EUA, mas na prática atua em defesa dos negócios do filho Hunter Biden, envolvendo o setor de gás.
Presidente Joe Biden disfarça proteção dos interesses dos EUA, mas na prática atua em defesa dos negócios do filho Hunter Biden, envolvendo o setor de gás.

Joe Biden, presidente dos EUA, exortou no sábado (26/03/2022) a União Europeia (UE) a se livrar da dependência que o bloco tem das importações de petróleo e gás da Rússia.

“Vocês têm de acabar com esta dependência dos combustíveis fósseis russos, e nós, os Estados Unidos, ajudaremos”, apelou Biden em um discurso em Varsóvia, Polônia, que encerrou seu turnê na UE.

Ele sugeriu que a UE e os EUA devem agir o mais rápido possível para conseguir “energia renovável limpa”, e que sua administração trabalharia com Bruxelas para ajudar a Europa a ultrapassar o que chamou de crise energética imediata.

Sobre a OTAN, o presidente dos EUA disse que seu propósito é puramente defensivo.

“A OTAN é uma aliança defensiva, ela nunca buscou o fim da Rússia”, segundo Joe Biden, que acrescentou que os EUA e a Aliança Atlântica tentaram negociar com Moscou várias vezes antes da crise na Ucrânia para “evitar a guerra”.

“Falei sempre direta e honestamente com vocês, o povo russo. Deixem me dizer isto se vocês conseguem ouvir: vocês, o povo russo, não são nosso inimigo.”

A Casa Branca já comentou o discurso, depois que o presidente norte-americano foi ouvido dizendo que Putin “não pode permanecer no poder”.

“O argumento do presidente era que não pode ser permitido que Putin exerça poder sobre seus vizinhos ou a região. Ele não estava discutindo o poder de Putin na Rússia, ou mudança de regime”, assegurou a administração dos EUA.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123279 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.