Eleições 2022: PSB promove convenções estaduais para a homologação de pré-candidaturas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
PSB promove debate interno objetivando apresentar candidatos às Eleições 2022.
PSB promove debate interno objetivando apresentar candidatos às Eleições 2022.

O PSB realiza em todo o país, até 30 de março de 2022, convenções estaduais para a homologação de pré-candidaturas, em preparação para as eleições de outubro. Nas convenções, os socialistas também elegem seus novos diretórios e os delegados ao XV Congresso Nacional, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril, em Brasília.

As convenções já foram realizadas no Rio Grande do Sul, Sergipe, Distrito Federal, Roraima, Pernambuco, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Santa Catarina e São Paulo. No sábado (19), foi a vez de Amapá e Tocantins.

Rio Grande do Norte tem convenção marcada para esta quinta-feira (24/03/2022).

No dia 25 (sexta-feira), o PSB realiza congressos em três estados: Maranhão, Rondônia e Ceará. Já no dia 26, as convenções serão no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Acre. No domingo, 27, os encontros estão marcadoss para acontecerem no Mato Grosso e no Goiás e, no dia 30, em Alagoas e na Paraíba.

Até agora, nas convenções, o PSB confirmou a pré-candidatura do ex-deputado federal Beto Albuquerque ao governo do Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, o partido deliberou no congresso estadual que apresentaria um candidato a governador filiado e, posteriormente, lançou o o deputado federal Danilo Cabral para concorrer ao cargo eletivo nas eleições de 2022.

Em São Paulo, foi avalizada a pré-candidatura do ex-governador e atual presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, ao governo do Estado e, no DF, a do ex-secretário de Educação, Rafael Parente, que concorrerá pela primeira vez ao governo da capital. A próxima confirmação será no Amapá, com o anúncio da pré-candidatura da professora Piedade Veira ao governo estadual.

Autorreforma

Os socialistas estão contribuindo em peso com a autorreforma durante a realização dos congressos estaduais. As propostas são encaminhadas à Comissão de Sistematização, que é encarregada de avaliar e organizar as teses do processo. Depois de debatidas, as que forem aprovadas farão parte do novo programa e do novo manifesto do PSB, que serão apreciados no XV Congresso Nacional.

No Congresso, seis grupos de trabalho se debruçarão sobre o Livro 6 da autorreforma. O documento traz as teses já consolidadas do Livro 5 e acrescenta as contribuições dos congressos estaduais, segmentos organizados e proposições individuais de militantes e cidadãos da sociedade civil. A estimativa é que o Livro 6 reúna 500 teses, no total. O livro 5 agrega 442 delas.

Confira os nomes dos presidentes já eleitos nas convenções estaduais:

  • BA: Lídice da Mata
  • AM: Marcelo Serafim
  • AP: João Capiberibe
  • DF: Rodrigo Dias
  • PE: Sileno Guedes
  • SE: Valadares Filho
  • SC: Claudio Vignatti
  • RJ: Alessandro Molon
  • RR: Iradilson Sampaio
  • RS: Mário Bruck
  • SP: Márcio França
  • TO: Carlos Amastha
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122986 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.