‘Berimbau de Ouro’ premia cerca de 50 personalidades e instituições; Ator Flaviano Oliveira foi reconhecido por trabalho no filme ‘Lições de um Salvamento’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Ator Flaviano Oliveira é premiado.
Ator Flaviano Oliveira é premiado.

Com mais de 50 premiados, o “IX Berimbau de Ouro” foi realizado nas noites de quinta e sexta-feira (10 e 11/03/2022), na Organização de Auxílio Fraterno (OAF), à Rua do Queimado, 17, Lapinha, Salvador. O evento foi aberto ao público, que obrigatoriamente usou máscara e manteve o distanciamento.

O prêmio concedeu mais de 50 troféus a personalidades e instituições (locais, nacionais e internacionais) importantes para a cultura. Conforme o mestre de capoeira e historiador Máximo Pereira de Brito Filho, idealizador do evento, “a ideia é a valorização e o reconhecimento” de personalidades ligadas à cultura, em diversas categorias, além de premiar os melhores de 2021.

Dentre os homenageados, está o ator e cineasta Flaviano Oliveira, indicado pela jornalista Cássia Reuter para receber o “Berimbau de Ouro”, na categoria de melhor ator no filme Lições de um Salvamento.

É a segunda vez que o nome de Oliveira aparece na lista dos “berimbaus”. Em 2020, VIIº edição do evento, ele foi indicado para receber o prêmio em reconhecimento pelo roteiro e atuação no filme O Fio da Meada.

Feliz por ter a oportunidade de participar da IX Edição do “Berimbau”, Oliveira, mineiro que se apaixonou pela Bahia e reside em Simões Filho, acredita que a indicação de um ator a um prêmio é gratificante. “É um sinal que o seu trabalho no meio artístico está sendo visto por técnicos, pessoas que trabalham com pesquisa, avaliação e crítica na área cinematográfica e de TV, sendo analisado se o mesmo é merecedor do prêmio ou não”.

O evento contou com diversas apresentações culturais, tais como: A do Coral de Santo Amaro cantando MPB; a do Grupo dos Zambiapungas de Nilo Peçanha e a do premiado Centro de Tradições Gaúchas (CTG), Sinuelo, de Canguçu (RS), organizada pelo Mestre “Dhunga” (RS). Houve também a mesa temática “Capoeira no enfrentamento das consequências do período pandêmico: gingados possíveis e necessários”, mediada pelo Contramestre pernambucano “Tchê” e composta pelos mestres: “Didi” (RS), Walter (ES) e “Sombra” (SP), além do Contramestre “Cego” (TO). Além disso, é claro, houve o ato honorífico da entrega dos troféus.

Mestre Máximo é integrante do Grupo de Capoeira Mangangá, em Salvador. O “Berimbau de Ouro” foi criado em 2008, originalmente para homenagear os destaques da Capoeira no Brasil; tornou-se uma das premiações mais consagradas da Capoeira no mundo. Em 2013, o Prêmio passou a ser multicultural e a englobar outras categorias, além da capoeira.

Ator é premiado

Flaviano Oliveira teve sua passagem na Rede Globo, na novela Araguaia, como o personagem Zé Boiadeiro; na novela Cama de Gato, viveu o fotógrafo Lopes; em Passione, interpretou um narcótico anônimo; foi seringueiro na minissérie Amazônia.

Participou também das séries As Aventuras de Billy e a Sua Turma e da internacional Caçada aos Nazistas (Nazi Hunters).

Já integrou o elenco de mais de 15 filmes, oito deles Bahia: Brasil, um País de 5%; A Lenda do Pico Vermelho; Rondesp – Tropa de Elite Bahia; No Calor da Furia 2; Pânico na Floresta; O Ninja do Gueto; Justiça Fulminante e O Fio da Meada.

Roteirizou os filmes A Patroa e o Empregado, Tropa de Elite Minas e O Fio da Meada. Agora, o cineasta está engajado na produção do longa-metragem policial/drama COE –  Comando de Operações Especiais. O filme ainda não tem data prevista para lançamento.

Sinopse do filme ‘Lições de um Salvamento’

Lições de um Salvamento acompanha uma aventura naval num navio da Marinha brasileira que irá realizar um resgate em alto-mar. Quando um barco de pesquisas afastado do continente emite sinais de emergência, a tripulação terá um resgate difícil e complicado. À distância da terra, condições meteorológicas, mar revolto e a ventania ajudam a tornar aquela tripulação náufragos por longos 4 dias. (Fonte: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-287100/).

Roteiro: Aderaldo Miranda

Direção: Johel Alves Bright

Diretor de fotografia: Ajurimar Sales

Elenco principal: André Mattos (Antenor), Flaviano Oliveira (Almiro Rosa), Michele Bitencourt (Priscila), Aderaldo Miranda (Lucas Evangelista)

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123214 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.