
O Banco do Nordeste entregou, nesta terça-feira (08/03/2022), o Prêmio BNB Empreendedorismo Feminino a clientes na Bahia que demonstraram êxito em seus negócios com apoio do banco. A cerimônia foi realizada na Superintendência Estadual, em Salvador, e ocorreu, de forma simultânea, em outros dez estados em que o BNB atua, totalizando 52 mulheres de áreas rurais e urbanas premiadas.
As agraciadas são empreendedoras que apresentaram sucesso em suas atividades com apoio dos programas Crediamigo, Agroamigo e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Entre os critérios, estão a adoção de ações inovadoras, uso de tecnologia, práticas socioambientais e engajamento feminino. A entrega do Prêmio BNB de Empreendedorismo Feminino faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março).
O BNB divulgou ainda mudanças na linha específica para o público feminino. O Crediamigo Delas elevou de R$ 5 mil para R$ 12 mil o limite na oferta crédito nas modalidades individual e solidário. A linha oferece vantagens como o prazo de até 24 meses, bônus de 15% nos juros de cada parcela paga em dia e até 90 dias para começar a pagar.
Conheça as vencedoras
Vanuzia Silva Duraes Barreto — Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar)
Premiada na categoria Sustentabilidade, Vanuzia realiza atividades em diversas áreas, como fruticultura e produção de hortaliças orgânicas, além de ovinocultura, suinocultura e psicultura na cidade de Ibipeba. Através do programa Pronaf Semiárido, financiou Sistema Fotovoltáico para instalação de poço artesiano e sistema de irrigação, aumentando o faturamento e, consequentemente, sua renda, além de implementar inovação e sustentabilidade no empreendimento.
Rejane de Jesus Matos – Agroamigo
Rejane trabalha com o Agroamigo desde o ano de 2013 e destaca que o programa de crédito tem grande contribuição na elevação da qualidade de vida e na prosperidade da família. Ela desenvolve atividades agrícolas e pecuárias, além de cuidar de dois filhos e da casa, auxiliar a família no comércio, faz questão de ,todos os dias, estar na propriedade, situada no povoado de Viração, na cidade de Jeremoabo, e deixa claro que não foge do trabalho pesado.
Jessica do Nascimento Pereira da Silva — Crediamigo
Da cidade de Juazeiro, com apenas 26 anos, Jéssica trabalha no ramo da beleza. Quando começou a participar do Crediamigo, trabalhava na garagem de casa. Atualmente, com o apoio do programa de crédito e trabalho dedicado, o empreendimento cresceu, emprega três funcionários e o salão de beleza funciona em área própria e bem localizada no bairro.
Márcia Neves da Silva — Crediamigo
Também do ramo da beleza e atuando na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste do estado, Márcia atua com o Crediamigo desde o ano de 2015 e diz que o prêmio representa a força da mulher no empreendedorismo.
Maria da Conceição Menezes Santana — Crediamigo
Há 23 anos como cliente do Crediamigo, Maria da Conceição passou de costureira à empresária com o auxílio do programa de crédito. Hoje ela possui uma fábrica de costura na cidade de Uruçuca, onde concede a outras mulheres a oportunidade de desenvolver as atividades e gerar renda para as suas famílias.