ALBA: PL busca conter excessos de homenagens a políticos e familiares em equipamentos públicos

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Deputado estadual Jacó (PT-Bahia).
Deputado estadual Jacó (PT-Bahia).

Foi protocolado nesta segunda-feira (21/03/2022), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), projeto de lei de autoria do deputado estadual Jacó (PT) que limita a cinco denominações em todo o Estado o número de homenagens em localidades, artérias, logradouros, prédios e outros equipamentos públicos.

Segundo o mesmo projeto, as homenagens já feitas que excederem os limites estabelecidos na lei serão submetidas à Mesa Diretora da Alba, que procederá à criação de uma Comissão de Trabalho, com a participação de representantes do Ministério Público, a fim de definir critérios de manutenção e exclusão dos excessos já cometidos.

De acordo com o deputado, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Alba, o projeto de lei tem como objetivo “o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e o respeito aos princípios constitucionais, rompendo de vez com a era das oligarquias que dominaram nosso estado por décadas, confundindo o público com o privado, transformando relações sociais e políticas em relações de compadrio e favorecimento de seus familiares”.

Em recente pesquisa de órgãos governamentais da Bahia, assinala Jacó, constatou-se a existência de mais de 600 denominações em homenagem às famílias de detentores do poder político, à época que governavam, em localidades, ruas, prédios e equipamentos públicos. É com a chegada do PT ao governo da Bahia que novas relações com a sociedade são criadas, e este ciclo se rompe.

“Ademais, é de conhecimento público que o objetivo dessas homenagens de detentores do poder político, à época que governavam, era a perpetuação de famílias tradicionais, em detrimento da valorização de personalidades populares que também construíram a história do nosso estado, muitas vezes anônimas e que não são lembradas”, conclui o petista.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123280 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.