UEFS, deputado Carlos Geilson e ABI Bahia registram pesar em memória do advogado Helder Alencar; Universidade decreta Luto Oficial

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Jornalista e advogado Helder Alencar atuou como membro do departamento jurídico da UEFS.
Jornalista e advogado Helder Alencar atuou como membro do departamento jurídico da UEFS.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), deputado estadual Carlos Geilson (PSDB-BA) e a representação da Regional Norte/Nordeste da Associação Baiana de Imprensa (ABI Bahia) registraram, nesta quarta-feira (09/02/2022), pesar em memória do advogado Helder Alencar.

Confira Moção da UEFS: ‘Adeus ao Dr. Helder Alencar, o eterno procurador jurídico da Uefs’

É com profundo pesar que a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decreta luto oficial e comunica o falecimento do Dr. Helder Alencar, o eterno procurador jurídico da universidade que faleceu hoje (9), em Feira de Santana.

Advogado, jornalista e historiador Hélder Loyola Guimarães de Alencar esteve boa parte dos seus quase 40 anos como servidor público à frente da Procuradoria Jurídica da Uefs, se dedicando quase que exclusivamente a instituição, que sempre contou com sua presença nas decisões mais importantes, significativas e difíceis ao longo do anos, como ressalta a reitora em exercício da Uefs, professora Amali Mussi; “Nossa instituição está em luto em respeito e admiração por toda uma trajetória. Dr. Helder não passou pela Uefs, ele ajudou a construir e a consolidar essa instituição. Seu legado permanece e a sua presença se eterniza na Uefs”.

Reconhecido por todos por sua inteligência, sobriedade, inteligência, honradez e imparcialidade Dr. Helder sempre foi um verdadeiro exemplo de profissionalismo, como fazem questão de ressaltar todos que conviveram com ele. Em 2020, durante a pandemia, Dr. Helder encerrou seu ciclo na Uefs deixando a instituição depois de 39 anos em função da extinção do cargo de procurador nas autarquias estaduais.

Autor de vários artigos da área de direito, Dr. Helder como jornalista foi editor chefe do extinto Jornal Feira Hoje e na gestão municipal atuou como chefe de gabinete do Governo João Durval entre os anos 1967/1971.

Dr. Helder deixa esposa, filhos e netos. O enterro será hoje (9), às 11h, no Cemitério Piedade. Não haverá velório, em virtude dos protocolos sanitários contra a covid.

‘Nota de Pesar’ emitida pelo deputado Carlos Geilson 

Lamentamos profundamente a morte do jornalista e advogado Helder Alencar, ocorrida nesta quarta-feira (09/02/2022). A morte dele deixa uma grande lacuna entre nós colegas, familiares e amigos.

Helder Alencar atuou em várias áreas da vida pública, com destaque, especialmente, no Departamento Jurídico da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde trabalhou por cerca de 40 anos.

Ele também teve atuação relevante na imprensa feirense, atuando como editor-chefe do extinto Jornal Feira Hoje, entre outras atividade desenvolvidas pelo amigo e colega ao longo de sua vida e trajetória.

Mais uma vez, renovamos os nossos sinceros sentimentos de pesar e solidariedade a toda família.

Carlos Geilson (PSDB-BA), deputado estadual

Nota de Pesar emitida pelo radialista Jair Cezarinho

A Associação Baiana de Imprensa (ABI) lamenta profundamente e comunica o falecimento do jornalista, advogado e historiador Helder Loyola Guimarães de Alencar, vítima de complicações provocadas pela covid-19, na madrugada de hoje.

Helder Alencar foi um destacado profissional da imprensa feirense, atuou em diversos veículos de comunicação da cidade. Como jornalista, foi editor-chefe do jornal Feira Hoje Tendo sido um dos primeiros editores do jornal. Helder Alencar foi o responsável por uma geração de repórteres da imprensa de Feira de Santana, através do jornal Feira Hoje.

Exerceu também a atividade jurídica na cidade. Foi procurador jurídico da UEFS, por várias décadas. Helder Alencar teve participação direta, na implantação da UEFS na década de 70. Foi também Chefe de Gabinete do Governo João Durval na gestão municipal de 1967-1971. Era torcedor do Fluminense de Feira e participou de diversas diretorias do Feira Tênis Clube.

O enterro de Helder Alencar será hoje (9), às 11h, no Cemitério Piedade. Não haverá velório, em virtude dos protocolos sanitários contra a covid

A ABI presta a sua solidariedade à família, neste momento difícil pela perda do seu ente querido. Aos familiares nossos sentimentos, solidariedade e fé cristã.

Jair dos Santos Cezarinho, presidente da Regional Norte/Nordeste da Associação Baiana de Imprensa (ABI)

Feira de Santana, 09 de fevereiro de 2022

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Carlos Augusto 10102 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).