Semáforos em modo intermitente promove mais segurança a condutores e pedestres, informa SMT de Feira de Santana

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
51 semáforos nas principais ruas e avenidas de Feira de Santana estão programados para funcionar à noite em modo intermitente.
51 semáforos nas principais ruas e avenidas de Feira de Santana estão programados para funcionar à noite em modo intermitente.

Visando dar mais segurança viária e minimizar riscos a pedestres e condutores, 51 semáforos nas principais ruas e avenidas de Feira de Santana estão programados para funcionar à noite em modo intermitente – amarelo piscante – em horários de menor fluxo de veículos.

Diariamente, o sistema é ativado para três faixas horárias distintas – das 22 às 5 horas, 23 às 5 horas e de 1 às 5 horas – definidas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). As adequações consideram as condições de tráfego do sistema viário local

Em toda a extensão da avenida Getúlio Vargas, por exemplo, as sinaleiras estão ajustadas para ficarem intermitentes de 1 às 5 horas – exceto no cruzamento com a avenida Senhor dos Passos com alerta entre 23 e 5 horas.

Já o condutor ao trafegar pelas avenidas Maria Quitéria e Presidente Dutra encontrará as sinaleiras piscando em amarelo das 23h às 5h. Somente nos cruzamentos com a Praça Jackson do Amauri, Senhor dos Passos e a Praça da Matriz o funcionamento intermitente entre 1h e 5h.

Nas avenidas José Falcão, Adenil Falcão e nas ruas Senador Quintino, Castro Alves, Barão de Cotegipe e Dr. Olímpio Vital os sinais em amarelo piscante começam às 22 horas e encerram 5 horas.

Entretanto, o superintendente de Trânsito Cleudson Almeida adverte que, mesmo com o semáforo intermitente, o condutor deve dar preferência de travessia ao pedestre, além de respeitar o limite de velocidade que não deixa de ser fiscalizado eletronicamente [24 horas] por radares.

“É uma possibilidade permitida para travessia de veículos que requer a máxima atenção em ambos os sentidos da via”, explica.

Recomendação

Em casos de as sinaleiras não estiverem piscando em amarelo à noite, recomenda-se que o motorista controle a velocidade do veículo até atingir o cruzamento na abertura do semáforo na fase verde.

Ainda, é mais prudente utilizar as faixas de trânsito centrais (pois as laterais são as mais visadas) e deixar sempre uma distância de segurança do veículo à frente.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122992 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.