Salvador: Museu de Arte da Bahia apresenta exposição do artista plástico Murilo Ribeiro com o tema ‘Um contador de histórias’

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Obra 'Pesca Noturna' faz parte da exposição do artista Murilo Ribeiro.
Obra 'Pesca Noturna' faz parte da exposição do artista Murilo Ribeiro.

O Museu de Arte da Bahia abre, na próxima quinta-feira (17/02/2022), às 19 horas, a exposição “Murilo Ribeiro. Um contador de histórias. Série Eu nasci há dez mil anos atrás”, em Salvador. A mostra é composta por 60 (sessenta) quadros em óleo sob tela, que retratam o atual período de suas composições, o que inclui suas histórias, vivências, homenagens e inspirações de pintores, da Arte, e da Humanidade. “Busco uma solenidade, uma impostação quase teatral, como numa ópera. Quero dar à cena imaginada, uma ideia que fuja do ordinário, da banalização da imagem. Minhas pinturas não são ilustrações, as imagens são as próprias histórias que quero contar. Espero que o público sinta a emoção cabível em cada tela. Nestes tempos de pandemia, que enfrentamos tantas questões, a proposta é que paremos um pouco para festejar a arte e a vida”, declara Murilo.

Na avaliação do artista plástico, professor e acadêmico, Juarez Paraíso, ao contemplar as pinturas atuais de Murilo, percebe-se a riqueza dos seus “vitrais” e a eficiência das transparentes tonalidades do seu arco-íris de vermelhos, amarelos e azuis, irradiando vida e despertando boas sensações. “Murilo manuseia a sua paleta cromática e as sequências gráficas com o seu talento natural para as artes plásticas e competência profissional, adquirida pelo exercício constante do fazer pintar. Com uma produção pictórica que impressiona, pela quantidade, qualidade e unidade de estilo, Murilo mantém a espontaneidade de sempre na criação de dezenas e mais dezenas de figuras que, numa expressiva confraria, ocupam todos os espaços da composição.

Outro aspecto levantado pelo professor da Escola de Belas Artes da Ufba, Luís Freire, são as citações, nas telas, às obras-primas da arte europeia, literatura e cinema. “Elas dão novas conotações, mudando o contexto e criando uma nova narrativa, contrariando, na maioria das vezes, a anedota da obra citada. Mais uma vez os títulos auxiliam na recontextualização e transformação das cenas recheadas de sátiras. Murilo é muito cuidadoso com o suporte e com os materiais empregados, inclusive na escolha das molduras, que contrastam em pompa com as formas e as cores das composições”, explica Freire.

Ao registrar que acompanha a produção de Murilo desde o fim da década de 70, o restaurador e professor da EBA, José Dirson Argolo, detalha características das obras do artista: “o que surpreende e encanta o espectador é o lirismo, a alegria quase infantil que emana de suas telas, o domínio extraordinário da cor e da forma, a liberdade absoluta de criar e de expor com tanta criatividade e poesia tudo que lhe vem à mente. Murilo não está preso à dogmatismo, à modismo e à preocupação com o mercado de Arte. Seu compromisso é com sua arte, fruto de suas vivências e leituras, retratando com raro senso de humor, as alegrias e as dores do povo nordestino”, complementa.

“O Museu de Arte da Bahia tem a honra de apresentar a exposição “Um Contador de Histórias”, do grande artista alagoano Murilo Ribeiro, que escolheu a Bahia como residência. Na Escola de Belas Artes desenvolveu sua sensibilidade artística e as técnicas necessárias para produzir seus trabalhos. Hoje, é considerado um artista consagrado com suas obras ímpares que retratam experiências vividas”, declara a museóloga Ana Liberato, diretora do MAB.

A mostra ficará à disposição dos visitantes até o dia 17 de abril. Museu de Arte da Bahia é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura/Estado da Bahia. Funciona de terça a sábado, das 13h às 18h. Mais informações no tel. 71 3117 6901. Assessoria da exposição: Cleide Nunes (71 99974 5858) e Susana Serravalle (71 98888 5038).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123276 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.