Presidentes Joe Biden e Vladimir Putin concordaram em criar cúpula em Paris para discutir situação na Ucrânia, diz Emmanuel Macron

Emmanuel Macron conversou com Vladimir Putin por cerca de 105 minutos. Na ligação, o presidente russo afirmou que os EUA e a OTAN deveriam "levar a sério as demandas russas por garantias de segurança".
Emmanuel Macron conversou com Vladimir Putin por cerca de 105 minutos. Na ligação, o presidente russo afirmou que os EUA e a OTAN deveriam "levar a sério as demandas russas por garantias de segurança".

Os presidentes dos EUA, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, concordaram com a realização de uma cúpula proposta pelo presidente francês Emmanuel Macron para expor questões relacionadas a estabilidade e segurança estratégicas na Europa, segundo um comunicado do Palácio do Eliseu, neste domingo (20/02/2022).

De acordo com a nota, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, devem se reunir na próxima quinta-feira (24) para iniciar o esforço diplomático.

“[A cúpula] só poderá ser realizada com a condição de que a Rússia não invada a Ucrânia”, diz o comunicado.

O texto afirma ainda que Macron se comprometeu com ambas as partes em contribuir na preparação do conteúdo das discussões.

A proposta do presidente francês foi feita aos líderes separadamente, em ligações telefônicas, neste domingo (20).

Macron conversou com Putin por cerca de 105 minutos. Na ligação, o presidente russo afirmou que os EUA e a OTAN deveriam “levar a sério as demandas russas por garantias de segurança”.

Com Biden, o tempo da chamada foi de apenas 15 minutos, no início do dia.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson e o chanceler alemão Olaf Scholz também receberam telefonemas de seu colega francês.

A tentativa de esfriar a escalada bélica na Ucrânia ocorre no momento mais tenso desde o início dos conflitos em Donbass.

As repúblicas autoproclamadas de Donetsk (RPD) e Lugansk (RPL) têm relatado ataques de Kiev na região desde a última sexta-feira (18). Segundo as autoridades, as forças ucranianas têm usado armamentos proibidos pelos Acordos de Minsk para bombardear as cidades da região.

*Com informações da Sputnik Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.