
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA), Daniela Borges – acompanhada da vice-presidente Christianne Gurgel e de outros representantes do órgão – visitou a Corregedoria das Comarcas do Interior e a Universidade Corporativa (UNICORP) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), nessa quarta-feira (16/02/2022). A promoção do diálogo entre os órgãos foi o objetivo da visitação.
Pela manhã, a advogada foi recebida pelo desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, corregedor das comarcas do interior. Para Daniela, o encontro foi uma oportunidade de construir pontes para a realização de um trabalho conjunto e para a melhoria da prestação jurisdicional.
O corregedor das comarcas do interior, desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, fez questão de ressaltar que a visita foi recebida com alegria e entusiasmo. Ele reforçou que o diálogo entre o magistrado e o advogado é muito importante para solucionar os problemas enfrentados pelo Judiciário.
Também participaram do encontro os juízes auxiliares da corregedoria Isabela Lago e Cássio Miranda; o tesoureiro da OAB, Hermes Hilarião; o conselheiro federal, Luiz Coutinho; e o procurador geral da OAB, Rafael Mattos.
UNICORP
A visita institucional à Unicorp ocorreu à tarde. O diretor-geral da Universidade, desembargador Mário Albiani Júnior, e o coordenador-geral, juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira, receberam os integrantes da OAB-BA.
Em um primeiro momento, os magistrados mostraram as novas instalações da Unicorp para os visitantes. Em seguida, em uma reunião de apresentação, houve a troca de informações institucionais e a discussão sobre as possibilidades de parcerias e cooperações, voltadas à aproximação dos órgãos, ao fortalecimento da formação e do compromisso com a educação, e à prestação de uma justiça mais efetiva.
O desembargador Mário Albiani Júnior fez uma avaliação positiva do encontro, considerando fundamental a abertura do judiciário para a sociedade e a atuação conjunta com o advogado para a realização da justiça.
A presidente da OAB-BA, Daniela Borges, falou da satisfação com os resultados do encontro e da importância da aproximação da Unicorp com a Escola Superior de Advocacia (ESA) da Bahia, com a possibilidade de estabelecer cooperações.
A diretora-geral da ESA – BA, a advogada Cínzia Barreto de Carvalho, e o procurador-geral da OAB-BA, Rafeal Matos participaram da visita à Unicorp. Pela Universidade do tribunal baiano, acompanharam também o secretário-geral Marcus Vinícius Fernandes e o assessor Filipe Santos Ribeiro.