Neoenergia COELBA recupera energia suficiente para abastecer três milhões de residências durante um mês

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Em 2022, as ações da distribuidora para combater o furto de energia seguem acontecendo em toda a Bahia.
Em 2022, as ações da distribuidora para combater o furto de energia seguem acontecendo em toda a Bahia.

Reflexo da intensificação das operações de combate às ligações clandestinas e fraudes, a Neoenergia Coelba recuperou o maior volume de energia da história da Bahia em 2021. No ano passado, foram recuperados 350,5 milhões de quilowatts-hora (KWh), energia suficiente para abastecer três milhões de residências, ou todo o município de Salvador por mais de um mês. O resultado obtido em 2021 é 27% superior ao de 2020.

No ano passado, foram realizadas mais de 333 mil fiscalizações na Bahia, cerca de 25% a mais quando comparado a 2020. A recuperação recorde é reflexo dessas ações em campo aliadas à utilização de tecnologia de ponta. A distribuidora vem utilizando redes inteligentes e modelagem estatística para detectar desvios com maior assertividade.

“Para alcançar resultados recordes, nós estamos indo além de intensificar as operações em campo. O uso de novas tecnologias permite uma maior precisão nas ações de recuperação, ficando cada vez mais difícil esconder uma ligação clandestina da distribuidora”, explicou o gerente de Recuperação da Receita, Rodrigo Almeida.

No total, foram encontradas pelos técnicos da distribuidora mais de 102 mil irregularidades em 2021. O ano passado também registrou um recorde no recorte mensal. Em agosto, pela primeira vez na história, o volume de energia recuperado atingiu 40 milhões de KWh.

Em 2022, as ações da distribuidora para combater o furto de energia seguem acontecendo em todo o Estado. No começo do ano, duas pessoas foram conduzidas à delegacia durante operação realizada no município de Guanambi. Em fevereiro, três pessoas foram presas em Cafarnaum por furto de energia.

“Fechamos 2021 com um volume recorde de ações de combate ao furto de energia na Bahia e o objetivo é alcançarmos um resultado ainda melhor em 2022. Estamos montando forças-tarefas em todo o Estado para identificar e combater o furto de energia”, ressaltou Rodrigo Almeida.

Crime e denúncia

A Neoenergia Coelba reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. Em 2021, dez pessoas foram conduzidas à delegacia na Bahia para prestar esclarecimentos.

Além de crime, a prática pode gerar riscos à saúde de quem realiza a irregularidade e de toda a população. As ligações clandestinas podem prejudicar, ainda, o fornecimento de energia na vizinhança, visto que modificam inapropriadamente a rede elétrica.

Por isso, é importante que a população denuncie caso haja suspeita de furto de energia. As denúncias são feitas de forma anônima no site da distribuidora (www.neoenergiacoelba.com.br), na parte de Canais de Atendimento > Denúncia de Irregularidade ou pelo número 116.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121819 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.