História de Guda da Quixabeira é transformada em livro digital

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
De acordo com Guda, ter um livro abordando a sua vida e trajetória significa “uma grande alegria".
De acordo com Guda, ter um livro abordando a sua vida e trajetória significa “uma grande alegria".

Galdino de Oliveira Souza, mais conhecido como Guda Moreno, dono de uma trajetória que acumula 30 anos na área da cultura popular, especificamente do samba de roda, terá a sua história contada em um livro virtual. O livro, que será lançado no dia 01 de março de 2022, nas redes sociais de Guda e no site do projeto, terá o formato de e-book e de audiobook, podendo ser visto, lido e ouvido online e com disponibilidade para serem baixados de modo gratuito.

Nascido no quilombo da Matinha, Guda vem liderando o grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha desde 2005. Filho dos mestres sambadores Coleirinho da Bahia e Dona Chica da Matinha, atualmente preside a Associação Cultural Coleirinho da Bahia, criada para dar manutenção aos saberes e aos fazeres deixados pelo mestre Coleirinho. Ensinamentos continuados pela matriarca Dona Chica e perpetuados pelas novas gerações da comunidade.

De acordo com Guda, ter um livro abordando a sua vida e trajetória significa “uma grande alegria, pois pra mim, ter um livro falando sobre a minha história e em formato digital, pode possibilitar que a juventude e as crianças tenham interesse em saber sobre o caso de um sambador preto vindo da roça”. A escrita foi desenvolvida por Ila Nunes e as ilustrações e diagramação foram realizadas pelo designer e ilustrador Don Guto. O projeto conta ainda, com a produção de Aloma Galeano e com a parceria do músico e idealizador do estúdio Boca de zero nove, Pedro Patrocínio.

“Guda – o sambador da Matinha” conta com uma narrativa dinâmica e bastante lúdica, permitindo não só o acesso de crianças, mas também de toda a família, sobretudo deficientes visuais, uma vez que o formato audiobook insere também recurso de audiodescrição. O objetivo é tentar romper barreiras, e ampliar o acesso ao conhecimento de histórias como a de Guda, homem negro, cantador do sertão baiano, trabalhador rural.

O projeto tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/ PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123007 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.