Feira de Santana: UEFS Editora celebra vinte anos de história

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
UEFS Editora já publicou mais de 300 livros - resultantes de propostas apresentadas através de editais próprios, co-edições com outras editoras e de projetos científicos da universidade.
UEFS Editora já publicou mais de 300 livros - resultantes de propostas apresentadas através de editais próprios, co-edições com outras editoras e de projetos científicos da universidade.

Criada em 31 de janeiro de 2002 pelo Conselho Administrativo da Universidade Estadual de Feira de Santana, a UEFS Editora já publicou mais de 300 livros – resultantes de propostas apresentadas através de editais próprios, co-edições com outras editoras e de projetos científicos da universidade. “É ponto de materialização teórica do conhecimento produzido pela Uefs, é a certidão de nascimento das coisas produzidas e verificadas através das pesquisas desenvolvidas por essa instituição”, avalia o diretor geral da editora, Murillo Campos.

A equipe da Uefs Editora é composta por um diretor, um editor, um assistente editorial e um Conselho Editorial – integrado por nove membros, que são professores da Uefs indicados para este ofício por seus respectivos departamentos. Há também um setor comercial e de marketing, sob responsabilidade da Livraria da Uefs. Além de ser um espaço físico que dispõe de todo o acervo das obras para divulgação e vendas dos livros da Uefs Editora e de outras livrarias universitárias, a Livraria da Uefs coordena participações daquela nas bienais, feiras e festivais literários no Brasil e no exterior.

Para Campos, “tentar diminuir a distância e aumentar a capacidade de acesso a tudo que é produzido pela editora” são os desafios gerais para atender autores, leitores e comunidade. Especificamente no cenário da pandemia de Covid-19 e da epidemia de gripe no Brasil, as transformações nos hábitos de consumo e de leitura de produções editoriais foram sentidas pela “diminuição considerável do atendimento físico nas dependências da Uefs e em eventos literários presenciais e um incremento nas vendas através de plataformas digitais e de parcerias com livreiros e outras editoras”, aponta.

Mas, segundo o diretor, a Uefs Editora continua recebendo propostas para publicação através de fluxo contínuo, “respeitando apenas os cronogramas orçamentários da Uefs e do Governo do Estado da Bahia”. “No momento estamos trabalhando com 45 títulos e a ideia é fazermos lançamentos coletivos de novas obras em março, maio, julho, setembro e novembro de 2022”, completa Campos. A livraria e a editora retomaram suas atividades de forma gradual, mas o atendimento direto ao público continua seguindo o calendário e protocolos sanitários estabelecidos pela Uefs.

A Uefs Editora também apoia projetos de iniciação e incentivo à leitura, organizando alguns eventos e fornecendo material bibliográfico para composição de acervos em bibliotecas públicas e festivais literários de caráter social. O diretor informa que a perspectiva é que a editora realize um festival com autores quando as condições sanitárias estiverem mais favoráveis. Através de depoimentos de personalidades que participaram da construção e desenvolvimento da Uefs Editora, a TV Olhos D’água (TVOD) tem produzido um documentário sobre esses vinte anos de história.

Vinculada à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), a Uefs Editora prioriza publicar obras originais de caráter técnico-científico e cultural, que são produtos do trabalho de pesquisa docente, e obras de ficção (contos, novelas, romances), de poesia e infantojuvenis. Você pode conhecer e acompanhar ainda mais os produtos, projetos e ações da Uefs Editora pelas redes sociais e no website da editora, pelo link: http://www.editora.uefs.br. Ou também, ainda pelo website, interagir com a equipe da editora através da seção “contatos”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122004 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.