Feira de Santana: Prefeito Colbert Martins comemora origem da Faculdade de Medicina da UFBA e destaca pesquisa desenvolvida pela instituição

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, em Salvador, é tombada pelo IPHAN. Prédio foi construído pelo engenheiro Teodoro Sampaio.
Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus, em Salvador, é tombada pelo IPHAN. Prédio foi construído pelo engenheiro Teodoro Sampaio.

Nesta sexta-feira (18/02/2022), comemorou-se a fundação da Escola de Cirurgia da Bahia. A instituição, fundada em 1808 por Dom João VI, deu origem à Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde o prefeito Colbert Martins Filho e a primeira dama Adenilda Martins se formaram.

Na época, a escola funcionava no antigo Hospital Real Militar da cidade de Salvador, que ocupava o prédio do Colégio dos Jesuítas, construído em 1553, no Terreiro de Jesus.

Em 1º de abril de 1813 a escola se transformou em Academia Médico-Cirúgica. Em 3 de outubro de 1832, ganhou o nome de Faculdade de Medicina, que guarda até hoje.

O prefeito destaca os milhares de testes e estudos realizados, que deram início às pesquisas tropicalistas, médico-legais, psiquiátricas e antropológicas, determinando a expansão da cultura médica nacional e procedimentos avançados no tratamento de doenças típicas do país.

“Tenho muito orgulho de ter me graduado nesta importante instituição, que tanto contribuiu para o avanço da medicina no país”, destacou.

Histórico da sede no Terreiro de Jesus

O prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no Terreiro de Jesus, foi construído em 1905 após o incêndio do prédio anterior, o Colégio dos Jesuítas, que fora sede da primeira Faculdade de Medicina do Brasil, criada em 1908. localizado no mesmo local, pelo engenheiro Teodoro Sampaio – engenheiro baiano negro de grande destaque nacional na segunda metade do século 19 e início do século 20, que atuou também como geólogo, engenheiro civil, historiador, político, cartógrafo e urbanista – e segundo projeto do arquiteto Victor Dubugras, considerado um dos precursores da arquitetura moderna na América Latina, ligado aos movimentos do ecletismo, art nouveau, neocolonial e modernismo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121648 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.