‘Fala Salvador’ atendeu mais de 200 mil solicitações em dois meses e meio, diz Prefeitura

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Serviços mais procurados foram os de marcação de consulta, exames e dispensação de medicamentos, fiscalização de poluição sonora, Cartão SUS e Bolsa Família.
Serviços mais procurados foram os de marcação de consulta, exames e dispensação de medicamentos, fiscalização de poluição sonora, Cartão SUS e Bolsa Família.

A Ouvidoria Geral do Município (OGM), através do programa ‘Fala Salvador’, recebeu 230 mil comunicações desde dezembro de 2021 até a primeira quinzena de fevereiro de 2022. Do total de atendimentos realizados, 56,58% foram referentes à solicitação de serviços; 41% para pedidos de informação/orientação; e os demais 2,42% distribuídos entre elogios, reclamações, serviços emergenciais, sugestões e denúncias.

Os serviços mais procurados foram os de marcação de consulta, exames e dispensação de medicamentos (13,41%), fiscalização de poluição sonora (7%), Cartão SUS (5,56%) e Bolsa Família (5,48%).

As secretarias municipais mais demandadas foram as de Saúde (SMS), Ordem Pública (Semop), Emprego e Renda (Semdec) e Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) que, juntas, reuniram 69% das solicitações. Com a atuação conjunta dos órgãos municipais, 95,68% das solicitações recebidas até o momento foram concluídas.

Espera reduzida

No intuito de agilizar as respostas aos cidadãos, desde o ano passado, a OGM convocou todas as áreas da gestão municipal para o mutirão Zero Queixas. O principal objetivo é saldar os protocolos com prazos vencidos que constam no sistema.

“Estamos perto de responder 100% das demandas dos cidadãos, mesmo as pendências não executáveis pela Prefeitura, a exemplo de pedidos para tapar vazamentos de responsabilidade de outros poderes. E com o novo call center, vamos começar a atender por WhatsApp e redes sociais, o que melhora ainda mais nosso desempenho”, disse o ouvidor-geral de Salvador, Jean Sacramento.

Ele destacou que o tempo médio de espera do cidadão que liga para o Fala Salvador 156 caiu de duas horas para seis minutos por atendimento. E que o percentual de ligações não atendidas também foi reduzido, neste caso de 60% para 20%.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121700 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.